Últimas Notícias

Programa da Prefeitura avalia saúde bucal dos 6.400 alunos da rede municipal de Registro-SP

Programa da Prefeitura avalia saúde bucal dos 6.400 alunos da rede municipal de Registro-SP

Cirurgiões Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal da rede municipal de saúde percorrem as unidades escolares com o Programa Sorriso na Escola

Programa da Prefeitura avalia saúde bucal dos 6.400 alunos da rede municipal de Registro-SP

Os 6.452 alunos de educação infantil e do 1º ao 5º ano matriculados nas escolas municipais de Registro-SP são beneficiados pelo Programa Sorriso na Escola, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Cirurgiões Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal da rede municipal de saúde estão percorrerão as unidades escolares entre os dias 24 e 28 de abril para avaliar a saúde bucal das crianças e prestar orientações preventivas.

“Nosso objetivo é atuar nas escolas promovendo ações de educação preventiva, conscientizando os alunos da importância de manter a dentição e a boca saudável, visando à melhoria na qualidade da saúde bucal de nossas crianças e familiares, gerando melhor qualidade de vida e bem-estar geral”, destaca a Secretária de Saúde, Jô Rangel. A ação é realizada três vezes ao ano em todas as escolas municipais de Registro-SP.









As crianças recebem orientações sobre as maneiras corretas de escovação e prevenção de doenças, participam de atividades de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor e também ganham um kit de higiene bucal. “O Programa visa reduzir o índice de cáries e também estimular a participação dos familiares, educadores, funcionários, coordenadores e alunos no processo de mudanças e hábitos saudáveis”, acrescenta o Coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal, Paulo Roberto dos Santos.


As atividades são desenvolvidas de forma lúdica, inserindo aspectos de natureza cultural que determinam os comportamentos com relação à higiene bucal. 

Os profissionais de Saúde realizam palestras educativas, medidas preventivas e curativas (acompanhamentos e orientações técnicas de escovação e do uso do fio dental e alimentação saudável, aplicação tópica de flúor), teatro, contação de histórias, dramatizações, jogos, brincadeiras, pinturas, elaboração e reestruturação de textos, frases, músicas, danças e concursos de redação e desenho.




.