Últimas Notícias

Desafios da mulher moderna são discutidos em evento do CEREST




Desafios da mulher moderna são discutidos em evento do CEREST


A tríade casa, trabalho e família pode parecer uma realidade comum entre a maior parte das mulheres brasileiras, mas o que fazer quando um desses pilares parece não estar indo muito bem ou melhor, nada bem. 

Desafios da mulher moderna são discutidos em evento do CEREST

A resposta pode ser encontrada facilmente por uma parte da população feminina, para outra boa parte não. 

O número de mulheres que questionam sua vida afetiva é grande e a relação disso com os casos de depressão entre mulheres vem aumentando consideravelmente, principalmente quando se trata de assuntos ligados à vida conjugal.

Para dar um norte nas ações femininas, de maneira clara, objetiva, usando dinâmica corporal e principalmente, bom humor, a especialista Gianne Gemeli Wiltgen, falou para uma plateia de mais de 300 pessoas, em Registro-SP, sobre o tema Mulher Moderna e o Desafio dos Relacionamentos, durante a programação do Dia Internacional da Mulher, promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Registro (CEREST Registro-SP).









O resultado? Não poderia ser melhor, já que a identificação dos presentes em vários casos era imediata. Algumas acrescentaram situações e transformaram o encontro em uma grande troca de experiências femininas, fomentando a autoestima e o empoderamento feminino. Partindo do princípio de que não estão sozinhas no mundo, as mulheres se solidarizaram e o peso das responsabilidades foi compartilhado naquele encontro.

Sensível ao problema feminino, a coordenadora do CEREST Registro, a psicóloga Marlene Rocha, disse que os problemas relacionados principalmente à depressão, são uma realidade frequente entre mulheres de todas as camadas sociais. 

E boa parte desses problemas está relacionado às relações conjugais e essa foi umas razões que levaram ao convite da especialista. 

A depressão vem tirando mulheres de suas atividades diárias por se tratar de uma doença que inviabiliza o trabalho e por isso deve ser tratada com seriedade. “A depressão é uma das primeiras causas de afastamento na previdência social”


Diagnóstico - “O estresse é um dos gatilhos para o desencadeamento da depressão”, afirmou o psiquiatra Ricardo Alberto Moreno, diretor do Programa de Transtornos Afetivos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, em matéria publicada este mês da Revista Isto é.