Últimas Notícias

Capacitação para o produtor rural acontece na Prefeitura de Iguape

Capacitação para o produtor rural acontece na Prefeitura

Neste dia 29, no auditório da Prefeitura Municipal de Iguape, aconteceu a apresentação do programa para capacitação do produtor rural pela instrutora e engenheira de alimentos Cibele dos Santos Firmino,  a fim de orienta-los para comercializarem seus produtos de forma direta, sem atravessadores.

O programa é uma iniciativa do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), onde, através de 8 módulos, o produtor recebe passo a passo o procedimento para conseguirem participar da Feira do Produtor Rural. Informações como normas e procedimentos, boas práticas da manipulação de alimentos, produtos rurais para a comercialização, construção dos estandes de bambu, comercialização, gestão de negócio, feira e consolidação do programa. Ao final de cada reunião é feita uma reunião para ajuste do que está acontecendo no programa e ajuda para realização das necessidades dos feirantes, onde participam da comissão 3 alunos integrantes do grupo e apoiadores como casa da agricultura, Sindicato Rural de Iguape, Vigilância Sanitária e Prefeitura.









Na apresentação do programa, mais de 70 pessoas participaram e desses, 28 produtores fizeram a inscrição, mais do que a cota máxima de 26 lugares. Número estimado devido a quantidade de material disponível para os produtores. Quem não conseguir vaga nesta edição fica de reserva para o próximo programa.

Além da instrução, o SENAR disponibiliza todo material necessário para acontecer a feira, desde a parte didática até o uniforme, bambu para estande, lona, etc.

Com objetivos em longo prazo, envolvendo visitas, trabalho de sazonalidade (relativo ao produto indicado para uma época ou estação do ano), a fim de que a Feira sempre traga produtos novos e seus produtores tenham a melhor satisfação possível. 


Por Erika Oishi