Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Morador do Vale do Ribeira reclama do programa do PSB na TV, que falou sobre a pobreza da região

Vitor Dias Morador da Ilha Comprida no  Vale do Ribeira reclama do programa do PSB na TV, que falou sobre a pobreza da região.



Abaixo reproduzo a mensagem que o leitor Vitor Dias da  Ilha Comprida enviou ao PSB, cujo teor é, por si só, auto-explicativo:

"Assisti com indignação ao programa do PSB, exibido na quinta-feira, 25/04/2013, em rede nacional de televisão.



Inserir o Vale do Ribeira no mesmo balaio de miséria no qual estão o Vale do Jequitinhonha e o semiárido nordestino é má fé ou falta de informação sobre a real situação da região. 

Mapa do Vale do RibeiraSou morador do Vale do Ribeira e posso afirmar, com absoluta certeza, que nunca vi uma única carcaça de gado, morto de fome e de sede, jogada nas nossas estradas. 

Vejo sim, com muita frequência, como parte da nossa verdejante paisagem, um gado robusto, muito bem tratado, fartando-se nas imensas pastagens. 

Nunca vi um caminhão-pipa com uma fila de miseráveis disputando um mero balde de água suja, pois aqui não há nada que se assemelhe à cruel seca que historicamente assola o nordeste do Brasil. 

Aqui ninguém morre de fome, pois, mesmo que não tivéssemos condições de adquirir alimentos - o que não é o caso, comeríamos as bananas que abundam na região. Somos o maior produtor dessa fruta no Brasil. 

Ao circular pelas nossas estradas, jamais me deparei com crianças e adolescentes no acostamento mendigando ou se prostituindo, cenário tristemente corriqueiro no nordeste, como tem sido amplamente mostrado na mídia. 

José Sarney

Tenho a impressão que comparar o Vale do Ribeira à miséria nordestina virou o passatempo favorito dos políticos daquela região. Não faz muito tempo, o senador José Sarney, em entrevista à revista IstoÉ, comparou os índices de desenvolvimento do estado do Maranhão aos do Vale do Ribeira. Posteriormente, reconheceu o equívoco.




É fato que o Vale do Ribeira é uma região pobre e atrasada em relação ao resto do estado de São Paulo, mas, por favor, não confundam pobreza com miséria.

Espero, no mínimo, uma retratação pública. O Vale do Ribeira agradece."

Por 
Vitor Dias
Ilha Comprida - SP

Postar um comentário

0 Comentários