Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Transporte público contará com mais 4 ônibus adaptados em Registro


Transporte público contará com mais 4 ônibus adaptados em Registro


Linha da Faculdade também terá acessibilidade a cadeirantes garantida



Transporte público contará com mais 4 ônibus adaptados em RegistroO transporte coletivo em Registro teve a frota de ônibus adaptados para cadeirantes reforçada com mais quatro veículos que foram apresentados à população em evento que aconteceu ontem (23), na Praça Beira Rio, e contou com a presença da Prefeita Sandra Kennedy Viana, do secretário Municipal de Trânsito, Humberto Lourenço, do secretário Municipal de Cultura e Presidente do Conselho do Idoso, Adier Pires, do Chefe de Gabinete Carlos Alberto de Lima Barbosa, do encarregado de tráfego da Viação Vale do Ribeira, Reginaldo da Silva Neves, dos vereadores Marcos Portela e Argemiro Felipe Gomes e de munícipes.

De acordo com Reginaldo da Silva Neves, o investimento para aquisição dos veículos é de aproximadamente R$ 930 mil. “A Prefeitura de Registro apresentou à empresa Viação Vale do Ribeira, responsável pelo transporte público coletivo no Município, a necessidade do aumento da frota de ônibus adaptados para garantir a acessibilidade de portadores de deficiência ao serviço e, a partir de então, o processo de planejamento e de compra dos veículos teve início”, afirmou.

Ainda segundo Neves, os novos veículos não estão com as linhas de ônibus totalmente definidas. “A linha que atende aos alunos da faculdade com certeza será beneficiada. Já os outros veículos atenderão, provavelmente, aos locais com maior fluxo de passageiros”, assegurou.

O presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Registro, Evaldo Oliveira, disse que a falta de acessibilidade no Brasil não é só para os cadeirantes, mas também para deficientes auditivos, visuais, entre outros. “Na verdade, não considero que a falta de acessibilidade seja por falta de respeito aos deficientes. O que acontece é que as pessoas só se dão conta do quanto a acessibilidade é importante quando passam pela situação, como foi o meu caso que, aos 28 anos, sofri um acidente de moto e perdi os movimentos das pernas. Agora, minha batalha é levar para os nossos governantes as verdadeiras necessidades, ideias, projetos, que contribuam para que todos tenham acesso a locais públicos”, argumentou.

Só em Registro, existem aproximadamente 30 cadeirantes, número esse que pode ser constantemente alterado de acordo com o número de acidentes que acontecem. “As leis foram realmente instituídas há 8 anos e, em Registro, tivemos grande avanço na área do transporte, mas ainda vamos continuar lutando para que os três passos sejam cumpridos: acessibilidade, inclusão e cidadania”, reiterou Oliveira.

Para o estudante de Serviço Social, Thyago da Silva França, a iniciativa é necessária para garantir a acessibilidade de todos a todos os lugares. “Sou cadeirante desde que nasci. Tenho hoje 21 anos e é realmente difícil conseguir levar uma vida normal sem a acessibilidade nos lugares públicos. Esse é um passo que vai ajudar a todos os portadores de deficiência física. Mas o trabalho precisa continuar e a sociedade precisa olhar com mais atenção para garantir o acesso dos cadeirantes às lojas”, salientou.

O transporte coletivo em Registro disponibiliza há mais de um ano o serviço de acessibilidade a portadores de deficiência física, atendendo à Lei Nº 10.098, publicada no Diário Oficial da União, estabelecendo normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, determinando que os veículos de transporte coletivo devam cumprir os requisitos de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas específicas.

A Viação Vale do Ribeira é pioneira na prestação do serviço de transporte coletivo público em Registro. Há mais de 20 anos no mercado, a Viação conta hoje com uma frota de 20 ônibus que transportam os cidadãos de Registro pelos quatro cantos da Cidade.

Por 
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de Registro

Postar um comentário

0 Comentários