Técnico Informatica

Técnico Informática Registro

Prefeitura de Cananéia inicia processo de criação do Arquivo Público Municipal


 Prefeitura de Cananéia inicia processo de criação do Arquivo Público Municipal


A população terá livre acesso aos documentos que precisar pesquisa com mais facilidade e agilidade

Você sabe onde são guardados os documentos públicos produzidos pelo Poder Executivo (Prefeitura) de Cananeia? Pensando nisso que no último dia 24 de abril, a Prefeitura Municipal de Cananéia reuniu todos os seus departamentos para iniciar os trabalhos do projeto de criação do Arquivo Público Municipal.

Com o objetivo de proporcionar um espaço adequado para guardar, preservar e difundir o patrimônio documental, a criação do Arquivo Público Municipal será uma garantia para a preservação do patrimônio e também um facilitador para a promoção da pesquisa e da divulgação histórica.

A reunião teve como objetivo inicial discutir um plano de ação para preservar os documentos já reunidos e formar uma comissão que estudará a melhor forma desses arquivamentos, tanto por departamento quanto no geral.  Essa comissão será formada pelos Departamentos Municipais de Finanças, Compras e Licitações, Administração (incluindo o setor de Recursos Humanos), Planejamento, Jurídico e Cultura.

Ficou acordado também que cada departamento fará sua prévia analise de quais documentos tem prioridade de arquivamento e qual tempo necessário que cada um deverá ser guardado. A lista de documentos é extensa: são plantas, mapas, projetos arquitetônicos, ofícios, relatórios, fichas funcionais, processos administrativos e financeiros, fotografias, cartazes, entre outros. “Todos serão classificados e arquivados da melhor forma possível, tanto para pesquisa quanto para o acesso da população. Os documentos serão ordenados como correntes, intermediários, históricos e permanentes”, comentou o diretor municipal de cultura João Carlos Borges.

O Arquivo Público Municipal será localizado no prédio da rua Pero Lobo, 74, no Centro Histórico, no mesmo local do Departamento Municipal de Planejamento e Ouvidoria Municipal. 

Por Bárbara de Aquino

Postar um comentário

0 Comentários