4 de dezembro de 2017

Aprenda a organizar uma mesa de Natal elegante

,


Aprenda a organizar uma mesa de Natal elegante

Reaproveite enfeites antigos e peças da vovó para criar uma decoração mais intimista e garantir boas memórias para o bate-papo em família    


Na noite de Natal, a mesa da ceia é o centro das atenções, por isso ela deve ter um toque especial. É possível, sem gastar muito, fazer uma decoração bonita para receber parentes e amigos. Abaixo, Denys Álvaro Amaral, docente da área de hotelaria do Senac Registro-SP, dá dicas para enfeitar e deixar o ambiente mais refinado.

“O primeiro passo é para produzir uma mesa linda é observar as tendências e verificar quais são aquelas decorações natalinas que você tem em casa. Enfeites com uma característica retrô ou vintage ajudam a dar um ar mais especial para a composição”, afirma.





A criatividade pode dar liberdade para uma série de misturas. Nesse momento, é hora de testar combinações. Apenas não exagere no excesso de cores. “Mantenha uma linha entre dois ou três tons, isso vai ajudar a não poluir o visual da mesa”.

Para quem está com o orçamento reduzido, resgatar itens de valor afetivo, como fotografias e objetos que foram usados pelos avós, por exemplo, deixam a decoração personalizada e também podem pautar o bate-papo em volta da mesa.

E para que a conversa flua, tome cuidado com a altura dos arranjos. “O Natal é uma festa entre pessoas que querem conversar e se divertir. Portanto, na hora da decoração, use vasos bonitos, mas que permitam com que as pessoas possam se olhar sem terem que ficar driblando as plantas”, recomenda o docente.

Concilie esses elementos com objetos usados nos anos anteriores. Taças, velas e laços podem ajudar a compor diversos arranjos.“Um exemplo é o uso das bolinhas e pinhas em cores específicas como o cinza e prata, que são tendênciasdeste ano”.
Mas, de acordo com o docente, o bom gosto não tem uma só cor. “O importante é verificar o que combina. O cobre, por exemplo, em trabalho com madeira fica sempre muito bom. A mistura de tons dourados e brancos em uma mesa bonita de vidro também vai sempre muito bem”, elenca o docente.









Compondo a mesa

A toalha não é um item obrigatório. Quando se pensa em uma decoração mais arrojada ou econômica é possível abolir o tecido. Algumas dicas podem ajudar a definir se deve apostar ou não no item.

“Primeiro, olhe para a sua mesa e veja a beleza dela, o material a qualidade o estado de conservação, muitas mesas se saem melhor com uma faixa central colorida, jogos americanos e sousplat – serve como base para os pratos de refeição”.

Se optar pelo uso da toalha, analise seu orçamento e gosto. A única regra é que ela deve acompanhar o formato da mesa e cobrir, pelo menos, até 5 centímetros do acento da cadeira. “Tons mais neutros ajudam na melhor combinação dos utensílios de mesa. Já o tecido vai depender do bolso de cada um, com destaque para o algodão, poliéster, seda e organza”, indica o docente.  

Outro fator que determina uma decoração mais refinada é a organização e disposição dos pratos e talheres. “A gente sempre fala que a montagem de uma mesa vem literalmente de dentro para fora, portanto é importante realizar o alinhamento da toalha no centro da mesa, de acordo com o vinco”.

Em móveis retangulares ou quadrados, as cadeiras devem ficar linhadas uma de frente para a outra. A partir desta ordem, comece a montagem de etiqueta.

Caso ofereça um cardápio com entrada e prato principal, os talheres da primeira refeição devem ficar mais longe do prato. Na sequência, aproxime os do jantar. Veja como fazer:

·       As colheres ficam à direita
·       As facas também devem permanecer na posição, mas com a parte do corte voltada para o prato
·       Os garfos permanecem à esquerda
·       Talheres de sobremesa ficam acima do prato
·       Copos e taças são para água, vinho e champanhe. Eles devem ser colocados em ordem de tamanho: do maior para o menor e da esquerda para a direita, alinhados com a ponta da faca

·       Os guardanapos devem permanecer sempre do lado esquerdo ou sobre o prato





Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Aprenda a organizar uma mesa de Natal elegante”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Tropdan 02

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]