13 de novembro de 2017

Projeto da Ong SAS Brasil doa 104 pares de óculos a crianças de Sete Barras

,
Projeto da Ong SAS Brasil doa 104 pares de óculos a crianças de Sete Barras

Projeto vai doar óculos de grau a 104 crianças da rede pública de ensino de Sete Barras (SP) no feriado de 15 de novembro

Projeto da Ong SAS Brasil doa 104 pares de óculos a crianças de Sete Barras

SAS Brasil é a ação social oficial do Rally dos Sertões; em parceria com a Prefeitura do município paulista, ONG levou ações de saúde e de alegria à população em duas ações, em julho e outubro
Projeto da Ong SAS Brasil doa 104 pares de óculos a crianças de Sete Barras

SETE BARRAS (SP) -- Em parceria com a Prefeitura de Sete Barras (SP), o SAS Brasil vai doar, no feriado de 15 de novembro, 104 pares de óculos de grau para crianças pré-triadas da rede pública de ensino da cidade. A ação é parte do projeto Ver Magia, que faz triagem e consultas oftalmológicas completas e ainda oferece sessões de cinema e atividades lúdicas e culturais para as crianças. O SAS Brasil existe desde 2013 e já impactou a vida de mais de 30 mil pessoas em expedições autônomas e em paralelo a cinco edições de tradicional prova de off road Rally dos Sertões.




A entrega dos óculos será feita por uma equipe de voluntários do projeto no Colégio Municipal Durval de Castro e na EMEF Marechal Rondon, na zona rural de Sete Barras, durante o feriado. Crianças de toda a rede pública de ensino da cidade foram triadas e atendidas em expedições realizadas em julho e outubro. A ação tem parceria da AMP, Ótica City Jr., Óculos Sagui e Oftam. O SAS Brasil tem o patrocínio da AmigoH, braço de oncologia e hematologia da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, da Roche Farmacêutica e da Dunas Race, organizadora do Rally. Além da área oftalmológica, o SAS Brasil atua em outras frentes: ginecológica, odontológica e dermatológica.

“A ação em Sete Barras tem especial significado para nós por termos atendido a região mais carente do nosso Estado natal. Poder impactar a saúde de quase 1,3 mil crianças que foram triadas, garantindo óculos para quem precisa graças à parceria com a AMP e ainda desafogar o sistema público com exames como o ultrassom e atendimentos ginecológicos foi um prazer e nos traz a sensação de missão cumprida”, diz Adriana Mallet, médica e coordenadora-geral do SAS Brasil.









O projeto leva saúde, alegria e sustentabilidade a comunidades carentes em locais isolados do país em ações de curto prazo, alto impacto e com legado duradouro. Em julho, mais de 40 alunos das melhores turmas do cursinho pré-vestibular Anglo, muitos deles concorrendo a vagas em faculdades de Medicina, participaram da expedição, conhecendo de perto a realidade da saúde pública do município. Na ocasião, 76 voluntários participaram da triagem na população da cidade.  Em outubro, no feriado do Dia das Crianças, uma equipe de 42 voluntários se mobilizou para a expedição. Além de ações na área de saúde, o SAS Brasil também levou atividades esportivas, educativas e culturais para a cidade. Os médicos e dentistas do projeto ainda realizaram palestras de saúde da mulher, saúde bucal, cursos de primeiros socorros para profissionais da saúde do município e de prevenção de acidentes na infância.

"Já estamos vendo resultados", destaca a secretária de Educação de Sete Barras, Tânia Fudalli. “Muitos pais não imaginavam que seus filhos precisavam de óculos e não entendiam a importância da visita ao oftalmologista”. A secretária conta ainda que houve uma reorganização das salas de aula, posicionando alunos com dificuldade de visão mais à frente. “Assim que essas crianças estiverem com os óculos, o aprendizado delas melhorará”, aposta. A cidade deverá acompanhar o rendimento dos alunos em sala de aula. “O SAS Brasil foi uma bênção para o município”, diz Tânia. Com 13 mil habitantes, Sete Barras tem IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,673, um dos mais baixos do Estado de São Paulo (633ª posição entre 645 municípios) e do Vale do Ribeira, à frente apenas de Itapirapuã Paulista (638ª posição, IDH 0,661), Barra do Chapéu (639ª posição, IDH 0,660) e Barra do Turvo (644ª posição, IDH 0,641).

ÓCULOS SUSTENTÁVEIS. Os óculos que serão doados às crianças são resultado de parceria entre o SAS Brasil, a Ótica City Jr. e a Sagui, marca que produz armações a partir do resíduo industrial de tubos de pasta de dentes. “Para cada par de óculos produzido com esse material, utilizamos cerca de seis tubos de creme dental, que de outra forma seriam jogados no lixo”, diz Felipe Madeira Pinto, fundador e designer-chefe da Sagui. Na ação, mais de 620 tubos deixarão de ser descartados, contribuindo para um meio ambiente mais limpo.

Para a coordenadora do projeto Ver Magia, Carolina Carneiro, “modificar a história natural da parcela vulnerável da população de Sete Barras é um dos focos do SAS Brasil, que acredita que somando forças poderemos diminuir diferenças e permitir que todos possam ser expostos às mesmas chances de criar seus próprios caminhos de maneira mais justa”. Carolina ressalta que 407 crianças entre 0 e 14 anos triadas na cidade apresentaram algum déficit visual. “A importância desses números está no fato de que uma importante parcela de crianças em fase escolar pode não atingir o desenvolvimento pedagógico esperado em função de um problema de saúde pública prevenível e de fácil resolução”, afirma. É nesse ponto que o SAS Brasil atua.

O SAS BRASIL. O projeto foi criado em 2013 por um grupo de amigos que queriam dar um sentido maior a uma paixão comum: a de viajar. Naquele ano, participaram do Rally dos Sertões, tradicional prova de off road que percorre cenários maravilhosos nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e, eventualmente, Sul e Sudeste do Brasil. O plano era promover ações de bem-estar, entretenimento e sustentabilidade em uma das regiões mais carentes do país. Na primeira edição, um grupo de oito voluntários atuou em uma tenda de campanha, que era montada e desmontada diariamente.

De lá para cá, o projeto cresceu. Além das cinco edições do Rally dos Sertões (a mais recente ocorreu em agosto, impactando mais de 5,1 mil pessoas), o SAS Brasil já realizou 13 expedições autônomas, rodou mais de 45 mil km em 116 dias na estrada e já impactou mais de 30 mil pessoas em 32 diferentes cidades de 11 Estados brasileiros nas cinco regiões do país. A cada ação, mais e mais voluntários se envolvem, contribuindo a partir de seu conhecimento profissional multidisciplinar.

Entre as ações oferecidas nas expedições do SAS Brasil estão atendimentos médicos nas quatro áreas (ginecológica, oftalmológica, odontológica e dermatológica), prescrição e entrega gratuita de óculos de grau, mutirões de câncer de pele e encaminhamento para cirurgias, palestras sobre saúde bucal e da mulher, sustentabilidade e cursos de urgência e emergência para profissionais locais, aplicação de vermífugos em crianças, atividades esportivas, de entretenimento e educativas.

Em 2017, os voluntários usaram um moderno prontuário eletrônico para agilizar o cadastro e atendimento das populações, além de fornecer às cidades dados preciosos para o planejamento público de saúde. A fórmula do SAS Brasil é simples: reunir profissionais qualificados e dispostos a compartilhar o melhor de si com pessoas que vivem em diferentes realidades. “A  maioria das pessoas atendidas nas expedições nunca havia participado de algo assim. Conhecemos crianças que não tinham sequer escova de dentes, mulheres que nunca tinham usado uma camisinha e famílias que jamais sonharam em assistir a um filme em uma telona”, comenta Adriana, ao relembrar as ações. A telona é montada no caminhão para oferecer uma experiência inesquecível: a projeção de um filme, em um empolgante cinema itinerante.

Não é por acaso que o lema da equipe é “inspirar o melhor das pessoas por um Brasil melhor”. As ações são realizadas de forma descontraída, natural e lúdica. Um dos exemplos é a aplicação da “superfórmula”. Usando fantasias de super-heróis, voluntários reúnem as crianças, que fazem fila para tomar o  vermífugo albendazol - algo que seria impensável de outra forma. Com esse gesto simples, quase 4,4 mil doses já foram distribuídas, salvando milhares dos perigos da verminose.

Para realizar as expedições e cumprir a missão de transformar o Brasil aliada à diversão e a viagens off road, o projeto aumentou sua estrutura em 2014 ao adaptar um contêiner com 3 consultórios médicos completos e uma mega tela montada para o cinema itinerante, que tem equipamentos de ponta. Ao todo o projeto conta com quatro contêineres adaptados para os atendimentos, um deles doado pela ONG Médicos sem Fronteiras (MSF) e estacionado no Nordeste para uso local.

Além dos apoios e patrocínios, o projeto também aposta no financiamento coletivo, permitindo que qualquer pessoa faça uma doação em dinheiro. Mais de 530 pessoas já colaboraram desde 2013. “Acreditamos que cada pessoa tem muito a contribuir por um mundo melhor. Fazemos um convite para que cada um descubra, em uma viagem sensacional, sua maneira de fazer isso”, diz Adriana.

A primeira expedição do SAS Brasil em 2018 está programada para abril em aldeias indígenas na região de Aquidauana (MS), visitada em agosto de 2017 durante a edição de 25 anos do Rally dos Sertões. Entre as novidades para as expedições do próximo ano estão orientações jurídicas e atendimento individualizado para mulheres das comunidades sobre violência doméstica, um tema urgente e infelizmente muito presente em localidades isoladas.






Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Projeto da Ong SAS Brasil doa 104 pares de óculos a crianças de Sete Barras”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]