17 de novembro de 2017

‘Guilherme Álvaro’ promove encontro especial no Dia Mundial da Prematuridade

,
‘Guilherme Álvaro’ promove encontro especial no Dia Mundial da Prematuridade

Ação acontece no dia 17 de novembro durante o “Novembro Roxo”; HGA é pioneiro e referência no “Método Canguru”

O Hospital Guilherme Álvaro, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promove na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, um encontro entre funcionários, mães e bebês prematuros nascidos na unidade que já tiveram alta e profissionais que se dedicam a esse trabalho para promover o Dia Mundial da Prematuridade.

Com o objetivo de promover a integração entre os envolvidos, o encontro acontecerá no pátio do HGA a partir das 14 horas, e contará com a soltura de bexigas roxas para homenagear a data.






O Hospital é pioneiro no Método Canguru, realizado na unidade desde 1991, com a finalidade de estimular o desenvolvimento de recém-nascidos de baixo peso no contato pele a pele através de uma faixa que o mantém na posição vertical junto ao peito, de forma que fique firme, protegido e possa receber calor e carinho.

Sobre o Método Canguru


O Método Canguru abrange três etapas acompanhadas por equipe multiprofissional do HGA, composta por médico neonatologista, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem

.
A primeira etapa ocorre na Unidade Neonatal, pois grande parte dos bebês abordados depende de cuidados intensivos nos primeiros dias de vida. 

No local, o recém-nascido fica em contato com a mãe em horário pré-estabelecido pela equipe médica. As responsáveis recebem orientações quanto ao banho, aleitamento materno e demais cuidados.

A segunda é iniciada quando a criança não depende mais dos cuidados da terapia intensiva. Na maternidade, a posição canguru passa a ser realizada pelo maior tempo possível. 

Nesse período, as orientações quanto às atividades diárias são reforçadas, com acompanhamento rigoroso do aumento de peso e início dos preparativos para alta.









Por fim, a terceira etapa abrange o acompanhamento do bebê após a alta, que ocorre no Ambulatório de Bebês de Baixo Peso do Hospital. O desenvolvimento da criança, em todos os aspectos, é monitorado por meio de consultas semanais. Também é avaliada a necessidade da manutenção da posição canguru, conforme cada caso.

Todos os pacientes são acompanhados por tutoras são treinadas para desenvolver a metodologia, que exige situações como silêncio, baixa luminosidade e outras medidas de respeito ao prematuro. 

As técnicas são transmitidas às famílias para continuidade após a alta.


O Método Canguru constitui-se como política pública, contribuindo com a diminuição dos índices de mortalidade infantil. A prática passou a ser preconizada pelo Ministério da Saúde em 2007, a partir da publicação de portaria federal.







Comentários
0 Comentários
0 comentários to “‘Guilherme Álvaro’ promove encontro especial no Dia Mundial da Prematuridade”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]