22 de novembro de 2017

Bloco Ilú Obá de Min se apresenta sábado no Sesc; domingo tem show musical com Mestre Zé Negão

,
Bloco Ilú Obá de Min se apresenta sábado no Sesc; domingo tem show musical com Mestre Zé Negão


Programação do fim de semana traz ainda oficina de bonecas Abayomi
Bloco Ilú Obá de Min se apresenta sábado no Sesc; domingo tem show musical com Mestre Zé Negão

Para fechar a programação especial do mês referente à Consciência Negra, o Sesc Registro-SP traz o consagrado Bloco Afro Ilú Obá de Min neste sábado (dia 25), para apresentação do espetáculo Alaafin de Oyó,  que acontece  a  partir das 17h30, na Área de Convivência. Com seus tambores, muita energia e histórias de resistência para contar, o Bloco Ilú Obá de Min – que em Yorubá significa “Mãos femininas que tocam tambor para Xangô” – celebra a cultura afro-brasileira e o protagonismo das mulheres.

Composto por mulheres ritmistas e atualmente dirigido pelas regentes e mestras Beth Beli e Mazé Cintra, desde 2005 o bloco sai às ruas de São Paulo para destacar a cultura popular afro-brasileira. No carnaval paulistano deste ano, o cortejo do Ilú atraiu mais de 30 mil pessoas. 




Em seus 12 anos, o projeto tornou-se uma referência étnico-cultural e educativa e foi contemplado com diversos prêmios. No espetáculo Alaafin de Oyó  (“O Império chegou-O rei de Oyó”), o Ilú revive a trajetória do grupo e de todas as suas homenageadas.

No domingo (dia 26) quem se apresenta no Sesc  é  Mestre Zé Negão, músico pernambucano que resgata e canta a memória e as tradições do povo negro, através do Coco de Senzala e outros ritmos tradicionais. No show Tumbeiro, com atabaques, pandeiros, berimbau e outros instrumentos, mestre Zé Negão traz composições inéditas e autorais que fazem referência ao cotidiano de sofrimento vivido pelos africanos escravizados no Brasil. A apresentação começa às 18h, na Área de Convivência. Mais cedo, às 14h, o músico - reconhecido como Griô de Tradição Oral pelo Ministério da Cultura - participa da oficina Memórias Guardadas em um Corpo Negro, trazendo o histórico e a prática do Coco de Senzala, Samba de Negô e Capoeira D'Angola. Haverá entrega de senhas 30 minutos antes, na Área de Convivência.

Sábado e domingo (dias 25 e 26) tem atividade de Artes Manuais dentro do projeto Ofícios do Vale. É a oficina Bonecas Abayomi, que começa às 14h e será conduzida pela artesã Mi Chilena. Durante a atividade, além da prática de confecção, será apresentada a importância histórica e social que envolve as Abayomis, pequenas bonecas feitas de tranças ou nós que serviam como amuleto de proteção para acalmar as crianças durante as viagens a bordo dos tumbeiros, embarcações que realizavam o transporte de africanos escravizados ao Brasil.

Na área de Meio Ambiente, o projeto Curvas do Vale oferece ao público a oportunidade de conhecer as ervas e as sementes tradicionais usadas há gerações pelas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. O bate-papo Saber Tradicional Quilombola: Ervas Aromáticas acontece no sábado (dia 25), a partir das 15h, com a participação de Vandir Rodrigues, liderança do Quilombo do Ivaporunduva, de Eldorado. As vagas são limitadas e haverá entrega de senhas 30 minutos antes.

Todas as atividades do Sesc Registro-SP são gratuitas. Consulte a programação completa em: www.sescsp.org.br/registro. Mais informações: (13) 3828-4950. O Sesc Registro-SP fica na Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57 - Complexo KKKK – Centro.






Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Bloco Ilú Obá de Min se apresenta sábado no Sesc; domingo tem show musical com Mestre Zé Negão”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Tropdan 02

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]