12 de outubro de 2017

XI ENCONTRO CIGANO DE ILHA COMPRIDA

,
 XI ENCONTRO CIGANO DE ILHA COMPRIDA


A POUSADA E APARTAMENTOS TUPINAMBÁ apresenta a maior festa cigana do estado de São Paulo: XI ENCONTRO DE ILHA COMPRIDA – SP que este ano cairá nos dias 25 e 26 de novembro de 2017.

 XI ENCONTRO CIGANO DE ILHA COMPRIDA


Poderemos perguntar: O que temos a ver com essa cultura¿
Responderei: Muitas.

 XI ENCONTRO CIGANO DE ILHA COMPRIDA

A primeira: O Brasil deve ao povo cigano 2 grandes presidentes: Washington Luís e Juscelino Kubistchek

Segunda: Dom João VI durante a colonização com a sua visão futurista, viu na cana de açúcar um enorme potencial econômica que desembarcou pelas mãos dos Portugueses e que se adaptou no nordeste brasileiro. E pensando quem poderia beneficiar tudo isso.







Então D. João mandou trazer de Portugal os  Ciganos da Clã Kalderash, que detém a arte do cobre, com seu pequeno martelo côncavo faziam os grandes alambiques, utensílios domésticos, etc. e ao mesmo tempo, os ciganos Kalderash são circense, pois 80% dos circos no mundo são de ciganos, para citar um exemplo: Circo Du Soleil. Então a noite os ciganos divertiam a corte e por ai vai. É imensa a contribuição que o povo cigano acrescentou as culturas por onde passaram e também a absorveram.

A sua musicalidade, a sua dança, etc... sua gastronomia, para citar uma delas: a paella.

Quem foi Santa Sara de Kalli

Foi uma cigana que foi escravizada pelos romanos e junto com Maria Madalena, Maria Salome, Maria Jacobé, e José de Arimatéia, foram colocados em um barco para levar o Santo Graal para uma ilha chamada Bretagnia e no meio o oceano, aqui uma tempestade e sara gritou em Romani, que se eles se salvassem ela iria servir a Cristo. 

Pois esse barco atravessou o mar mediterrâneo e foi parar no sul da França, onde Sara colocou seu lenço e passou a ajudar todas pessoas de várias etnias que fugiam da saga do Império Romano, e ali ficavam com Sara, Maria Salomé, Maria Jacobé (por isso chama-se Saintes Maries De La Mer). Lázaro e Maria Madalena seguiram para Marsella e onde retorna mais tarde a um Saint Beaume, onde Madalena viveu durante 30 anos se alimentando de raízes e onde veio a falecer. 

Hoje nesta caverna são rezadas missas e distante mais ou menos 60KM de Marselha. Santa Sara de Kalli e a única Santa Cigana no mundo e reverenciada no sul da França e seu dia 24/05 onde devotos do mundo inteiro se voltam a essa cidade litorânea na linda região de Camargue a 120km de Marselha.

Durante o mês de Maio a Europa e o mundo, voltam a sua atenção a Saintes Maries: Tv’s, jornais, fotógrafos, inclusive grandes artistas de renomes internacionais, costumam cantar e tocar, nas ruas, cafés, restaurantes, e dali saíram grandes nomes como: Manitas de Platas, Gypsy Kings, Chico & Gypsys, Kenji Girac, e nada menos que a grande cantora cigana NEGRITA, símbolo da musicalidade cigana no mundo.

E porque Ilha Comprida para sediar essa homenagem a 1º Construção da 1ª Igreja no Brasil de Santa Sara Kali¿ Por ser a única praia aberta no mediterrâneo, Saintes Maries de La Mer é parecida tanto nas suas elevações de areia, sua formação, sua flora, sua fauna, enfim seus parques ornitológicos, sendo o Flamingo o símbolo de toda Região de La Camargue.









Então temos a honra de fazer parte desse evento histórico Mundial tanto na França, tocando e cantando, na sua “Pelerinage”, como no Brasil, levando ao mundo o conhecimento dessa nossa região, o Vale do Ribeira, e principalmente a Ilha Comprida.

A Pousada e apartamentos Tupinambá tem a honra de convidar a toda população da Ilha Comprida, Iguape, Vale do Ribeira, baixada Santista para o XI ENCONTRO CIGANO DE ILHA COMPRIDA, que faz parte do Calendário Oficial da Ilha Comprida, através da Lei Nº1017 de Outubro de 2012. Um projeto de lei elaborada pelo vereador Sr. Miguel Tallada em que firma a representação dos quase 1.000.000 de ciganos, que hoje é a população no Brasil.

No Ranking, o Brasil esta em 4º lugar, a Espanha em 3º lugar, Centro sul da Europa em 2º lugar, e em primeiro lugar o Leste Europeu.

Sendo um povo de costumes impares, sofreram perseguições deflagrados em vários países e ainda hoje sofrem algum tipo de preconceito. 

Por isso, através desses eventos que floreiam pelo Brasil inteiro, mostrando e divulgando a beleza, a arte e a importância desse povo nas culturas do mundo.

Citando alguns ciganos brasileiros ilustres que contribuíram para o desenvolvimento para o nosso país:

Presidente Juscelino Kubitschek, Presidente Washington Luís, Cecília Meirelles, Benito de Paula, Vagner Tise, e mundo a fora Elvis Presley e Charles Chaplin.

Procuramos mostrar a união de duas culturas milenares, cigana e árabe, com suas músicas, danças, trazendo artista de renomes inernacional como Linda Hathor Muller, tri campeã brasileira de dança Arabe, madrinha do mercado Persa 2016, a maior banda cigana do Brasil, Allyta Suhair grande Bailarina, fazendo dança Indiana, Zainab Farouk fazendo dança beduína, a Grande pintora Árabe, Morgana Farah com seus quadros temáticos e muitas outras atrações.

Queremos dizer a importância e relevância no contexto nacional e internacional desse evento, mobilizando caravanas de vários estado do Brasil como,  Mato Grosso, Recife, Paraná etc. Atraindo um nicho diferenciado de turista ao nosso município.

Programação:

Local: POUSADA E APTOS TUPINAMBÁ.
Avenida Beira Mar Nº12000 – Ilha Comprida – SP

Data: dia 25/11

As 16:00hrs Inicio da Procissão  com cavaleiros, motociclistas, e carreata a frente, saindo da Pousada Tupinambá, entrando na Av. Copacabana e retornando.

As 19:00hrs Inicio do evento
Praça de alimentação
Oráculistas
Mesas com frutos e vinho
Expositores: Artesanatos, roupas, pinturas temáticas e etc.


As 23:00hrs Fogos

Convites a venda R$25,00

Evento  sem fins Lucrativo.

Nosso objetivo e promover ações de esclarecimentos e diminuir o preconceito que acerca esta etnia.

Estamos a disposição para maiores informações através do
Facebook: @encontrociganodeilhacomprida

Reservas de convites e mesas
Fone: (13)3842-3798 ou Whatsapp: (13)99783-6030

A ONU instituiu o dia Internacional dos Ciganos, chamado de ROMA DAY em 1971, amplamente divulgado pelo ator americano e cigano Yull Bruner.

Escrito por:
SANDRA P. BRUNO e CIGANA SHIRLENE



Comentários
0 Comentários
0 comentários to “ XI ENCONTRO CIGANO DE ILHA COMPRIDA”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Curso de Manicure e Pedicure

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]