4 de outubro de 2017

COMTUR e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciam trabalho para implantação da “Rota do Chá” em Registro-SP

,

COMTUR e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciam trabalho para implantação da “Rota do Chá” em Registro-SP


O primeiro passo foi a realização do Roteiro Experimental do COMTUR que reuniu mais de 30 pessoas com interesse no desenvolvimento do turismo na cidade para uma visita técnica aos patrimônios da Imigração Japonesa

COMTUR e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciam trabalho para implantação da “Rota do Chá” em Registro-SP

No último dia 26/09 o município de Registro-SP deu um passo memorável na direção do desenvolvimento ligado à cadeia produtiva do turismo. Por meio de uma ação orquestrada pelo COMTUR e pela Prefeitura de Registro-SP, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi realizado o 1º Roteiro Experimental do COMTUR.

COMTUR e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciam trabalho para implantação da “Rota do Chá” em Registro-SP

Mais de 30 pessoas com interesse no desenvolvimento do turismo na cidade participaram de uma visita técnica aos patrimônios da Imigração Japonesa para elaboração de um roteiro turístico. A inciativa surgiu com o propósito de que um grupo misto de interessados e convidados conhecessem, analisassem e opinassem a respeito das necessidades e potencialidades para a implementação do Roteiro Turístico “ROTA DO CHÁ”.

COMTUR e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciam trabalho para implantação da “Rota do Chá” em Registro-SP

O ponto de partida foi a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, onde o Secretário da pasta, Carlos Alberto Pereira Júnior e a responsável pelo segmento, Maurizia Moura, receberam os participantes da excursão turística.






“Todos vocês foram convidados para iniciarmos um trabalho que pode mudar o turismo de Registro-SP. Por este motivo reunimos todos vocês, de diversos segmentos, para que possamos unir forças e ideias em prol do desenvolvimento turístico da nossa cidade. Temos cultura, tradição, história, uma infinidade de elementos que agregam um valor inestimável ao passado e ao futuro de Registro-SP. 

Com o COMTUR diretamente envolvido neste projeto, buscamos envolver estudantes, entidades, professores, empresários e interessados que ajudarão a construir este roteiro”, destacou Carlos Alberto.

O Presidente do COMTUR, Rubens Shimizu, explicou a importância deste trabalho para a preservação das culturas praticadas nas propriedades rurais. “O Sistema Agroflorestal – SAF é uma tradição que contribuiu muito para que os produtores restaurassem florestas e recuperassem áreas degradadas.”

TRASLADO - O roteiro teve início no Cruzeiro da Seicho No Ie, na cabeceira da ponte da BR-116, passando pelo Parque Beira Rio, o Portal (Toori), Memorial (provisório) da Imigração Japonesa, Centro Cultural KKKK (onde abriga o SESC- Registro-SP), Casa Watanabe, Casa Omuro, Casa Oshika, Hotel Registro-SP e Igreja Matriz S. Francisco Xavier.

O roteiro seguiu pelo Ribeirão de Registro-SP onde todos conheceram o Juncal da Senhora Susu Okiyama e a casa tombada pelo IPHAN. O primeiro ponto de parada foi na Associação Cultural Nipo Brasileira, localizada no bairro Raposa. Na ocasião, o grupo experimentou o suco da fruta da Juçara, suco de maracujá e pudim de tapioca, gentilmente preparada pela Associação de Senhora do bairro. 

O Presidente da Associação Comercial de Registro-SP, Renato Zacarias, disse ter ficado surpreendido com tudo que viu. “É impressionante o potencial do turismo de Registro-SP. Temos uma história valiosa. A ACIAR está à disposição para ajudar no projeto de Revitalização da Comunidade Rural”.

A representante do Instituto Federal de São Paulo – IFSP-Registro, Akemi Hijioka, que também faz parte do Comitê Técnico de Projetos do Bunkyo, explica que a proposta é elaborar um produto turístico de forma sustentável. “Temos uma riqueza de história e de pessoas muito grande. Este roteiro permitirá que a nossa história ganhe mais amplitude”.

O SENAC Registro-SP também participou do roteiro com a docente do curso técnico em Guia de Turismo, Walaka Batista. Para ela foi uma experiência importante, principalmente para os alunos do curso, que vivenciaram a Rota do Chá e estudaram todo o processo de estruturação de um roteiro turístico. 

A caravana seguiu para a fábrica de esteira do Sr. Shigueo Yamamoto e seu filho André, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a fibra de junco sendo partida, secada e o processo de transformação em uma esteira de praia.

O Presidente da Associação de Confraternização das Cidades Irmãs Registro/Nakatsugawa e integrante do Comitê Técnico de Projetos do Bunkyo, Kunihiko Takahashi, disse que a ideia é desenvolver a vocação de Registro-SP, mas focada para o turismo. “O propósito é gerar emprego e renda de forma sustentável e associando o agroecoturismo. 

Inclusive pretendemos ampliar este projeto com a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA para fornecer suporte técnico aos produtores ligados a Rota do Chá”.

O roteiro passou ainda pela Casa Hokugawa (Casa da Pedra ou Casa do Riacho) e seguiu para a igreja Episcopal e Casa do Sr. Fukazawa, no bairro Manga Larga. O último ponto de parada foi na casa do Chá Obaatian, onde a comitiva foi recepcionada especialmente pela proprietária do chazal, a Sra. Ume Shimada, com o tradicional chá preto.

Durante a degustação, gentilmente preparada pela família Shimada, a Sra Terezinha Eiko e o Sr. Leo apresentaram reportagens sobre o chá Obaatian, inclusive com matérias especiais realizadas por uma emissora japonesa.


PRÓXIMO PASSO - Com base nos contatos da lista de presença dos participantes do roteiro, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo irá efetuar uma avaliação sobre o roteiro experimental realizado. A partir deste ponto, terá início a formatação do Roteiro Turístico “Rota do Chá” e em breve um projeto envolvendo a Rota do Chá será realizado em Registro-SP.







Comentários
0 Comentários
0 comentários to “COMTUR e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo iniciam trabalho para implantação da “Rota do Chá” em Registro-SP”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]