27 de setembro de 2017

Participantes de programas ambientais da Régis Bittencourt realizam visita a Reserva Legado das Águas

,

Participantes de programas ambientais da Régis Bittencourt realizam visita a Reserva Legado das Águas

Grupo de moradores de Miracatu conheceram de perto o trabalho de preservação ambiental realizado pela reserva, além de verem na prática o que os programas incentivam sobre preservação ambiental

Participantes de programas ambientais da Régis Bittencourt realizam visita a Reserva Legado das Águas

Registro, 27 de setembro de 2017 – Membros da comunidade, professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Bairro Serra do Cafezal, de Miracatu, e também alguns membros de Juquiá e Juquitiba, conheceram a Reserva Ecológica Legado das Águas, em Juquiá, no Vale do Ribeira, no dia 22 de setembro. 

Participantes de programas ambientais da Régis Bittencourt realizam visita a Reserva Legado das Águas

Entre os participantes da visita técnica, colaboradores e participantes do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Serra do Cafezal, além de convidados do Projeto Escola e do "Viva Meio Ambiente", da Arteris.






O grupo, que envolveu adolescentes e adultos, assistiu ao vídeo sobre o Legado das Águas e participou de visitas monitoradas a diversas áreas da Reserva, onde foi explicado detalhadamente sobre a preservação ambiental envolvendo a fauna e flora locais, além da captação de energia elétrica, utilizada exclusivamente para produção de alumínio, na hidrelétrica.

Para a professora Marilza Bottaro, da Escola Municipal do Engano, foi uma importante oportunidade de colocar em prática o conteúdo desenvolvido em sua sala de aula. "Tenho um projeto que se chama ‘Universo ao Meu Redor’, onde reproduzo réplicas de árvores da Mata Atlântica com os meus alunos", explicou. 

O grupo do PEA recebeu mudas da Mata Atlântica, provenientes do Parque Legado das Águas, e ao retornarem para a Serra do Cafezal, em Miracatu, fizeram o plantio, realizado na entrada do bairro, área onde anteriormente havia muito lixo e que está sendo revitalizada pela comunidade, por meio do Programa. 

"O plantio realizado hoje representa muito o trabalho de educação ambiental que vem sendo executado. 

Com ações como esta a comunidade tem se apropriado, cada vez mais, da revitalização do espaço que é deles e entendido que a preservação ambiental depende de cada um", explicou Marina Benini, analista ambiental da consultoria Arcadis.

Com a visita, os participantes do PEA, na Serra do Cafezal, conseguem resultados práticos para o diálogo ambiental, além de colocar em prática ações comunitárias junto a pessoas envolvidas nos projetos da Arteris, como pontuou a coordenadora de Meio Ambiente da Régis Bittencourt/Arteris, Andréa Arima Xavier.

O Legado das Águas foi constituído pela aquisição de diversas áreas entre as décadas de 1920 e 1950 pela Votorantim. Na época, a empresa pretendia conservar a cobertura vegetal para garantir em longo prazo a disponibilidade hídrica da região, onde estão sete usinas hidrelétricas. 

Essa visão foi ampliada e se materializou em um protocolo de intenções para a implantação de uma Reserva que ofereça um legado positivo para a sociedade, desenvolvendo atividades de pesquisa, educação ambiental e turismo sustentável, além de possibilidades de negócios a partir dos recursos ambientais ali presentes.






Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Participantes de programas ambientais da Régis Bittencourt realizam visita a Reserva Legado das Águas”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Curso de Manicure e Pedicure

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]