27 de setembro de 2017

Na Semana Nacional do Trânsito, pesquisa revela principais ‘desculpas’ de motoristas em SP

,
Na Semana Nacional do Trânsito, pesquisa revela principais ‘desculpas’ de motoristas em SP


Pressa, falta de atenção, trajetos curtos e a crença de controle, mesmo após ingerir bebida alcoólica, estão entre os principais motivos apresentados por motoristas paulistas ao desrespeitar as leis de trânsito

Registro, 27 de setembro – Na Semana Nacional do Trânsito, a Régis Bittencourt/Arteris divulga uma pesquisa sobre o comportamento de motoristas paulistas. O estudo examina as principais desculpas dadas por condutores ao admitirem comportamentos de risco. A pesquisa foi realizada entre 15 e 27 de julho deste ano, com 378 motoristas do Estado de São Paulo. A margem de erro do levantamento, que possui dados globais, incluindo também os estados de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, é de no máximo 5%.




O estudo abordou quatro eixos de análise – uso do cinto de segurança, direção após o consumo de bebida alcoólica, excesso de velocidade e utilização do celular ao volante. Conforme a pesquisa, 38% dos motoristas ultrapassam os limites de velocidade, 60% dos motoristas, ainda que raramente, utiliza celular enquanto dirige; 25% admitem dirigir após consumirem bebida alcoólica e mais de 30% não exigem que os passageiros façam uso do cinto de segurança.

Mesmo cientes dos riscos e da legislação vigente, condutores imprudentes acreditam que desculpas como pressa, falta de atenção, trajetos de curta distância ou até mesmo a confiança na capacidade de guiar após ingerir bebida alcoólica justificam posturas incorretas no trânsito, o que coloca em xeque sua própria segurança e de outras pessoas.

Esse tipo de atitude reforça a tese de que é preciso investir, cada vez mais, em ações de sensibilização e de educação para que, de fato, as estatísticas sejam revertidas e a insegurança no trânsito deixe de ser uma das principais preocupações globais da atualidade. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 1,25 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito, por ano, ao redor do mundo. No Brasil, cerca de 40 mil óbitos a cada ano são registrados conforme os dados do Ministério da Saúde.

A pesquisa trouxe, no Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, um alerta para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para que observem suas condutas e adotem atitudes mais prudentes no trânsito.

“Os dados dessa pesquisa reforçam a necessidade de promover a sensibilização dos nossos usuários e disseminar o conceito de que respeitar as leis de trânsito é fundamental para a segurança, uma responsabilidade de todos”, avalia Nelson Bossolan, diretor superintendente da Autopista Regis Bittencourt. 


E o com objetivo de minimizar o impacto desses comportamentos de risco nas rodovias, a Régis Bittencourt realiza, desde 2009, diversas campanhas de conscientização, como o Viva Motociclista, Passarela Viva, Viva Ciclista, Saúde na Boleia e o Acorda Motorista, que alertam motoristas, caminhoneiros, pedestres e ciclistas sobre segurança no trânsito.


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Na Semana Nacional do Trânsito, pesquisa revela principais ‘desculpas’ de motoristas em SP”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Curso de Manicure e Pedicure

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]