18 de setembro de 2017

Médico explica diferenças entre métodos de emagrecimento

,

Médico explica diferenças entre métodos de emagrecimento

Balão intragástrico, cirurgia bariátrica, gastroplastia endoscópica e remédios para emagrecer: qual é a escolha ideal? 

De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros é obeso e mais da metade da população tem excesso de peso. 
Médico explica diferenças entre métodos de emagrecimento

A obesidade tornou-se a doença adquirida que mais preocupa os pesquisadores no mundo, se tornando uma questão de saúde pública. 

Ainda segundo o órgão, nos últimos 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

Risco para uma série de doenças como doenças cardiovasculares e ortopédicas, diabetes, aumento da incidência de tumores, entre outras, a obesidade reduz drasticamente a expectativa de vida. Devido a isto, é fundamental buscar uma vida mais saudável. Há pessoas já tentaram as mais diversas dietas para emagrecer, com resultados frustrados. 





Entretanto, quando a perda de peso é urgente, há métodos que podem auxiliar o processo, que deve, também, passar por uma reeducação de hábitos. O médico especialista em gastroenterologia, cirurgia e endoscopia, Mauro Jácome, explica a diferença entre eficazes tratamentos para emagrecer:

. Cirurgia bariátrica: Invasiva, requer anestesia geral e cortes. Ela é recomendada para obesos mórbidos, com IMC igual ou superior a 40 ou pessoas com IMC superior a 35 que possui doenças associadas geradas pela obesidade. 

A cirurgia demora cerca de 2 horas e o paciente fica internado por cerca de 4 dias. O repouso varia de duas semanas a um mês. Proporcionalmente, é como transformar um recipiente de um litro em uma xícara de café. Deve ser a última opção para quem precisa emagrecer. Perspectiva de perda de peso: cerca de 25% a 35%.

. Balão intragástrico: O balão é indicado para quem tem IMC entre 27 e 32,7, quem não obteve resultado com outros procedimentos, quem tem problemas associados ao excesso de peso como colesterol alto, doenças ortopédicas, diabetes, entre outros. 

Ele também pode ser colocado em pessoas com IMC entre 32 e 50 que não desejam realizar cirurgia bariátrica e com IMC acima de 50 apenas quando elas estão em fase pré-operatória de redução e precisam perder um pouco de peso antes do procedimento. 

O procedimento dura cerca de 30 minutos, sem repouso e os efeitos colaterais leves em relação à bariátrica. Perspectiva de perda de peso: cerca de 20% a 30%.

. Gastroplastia endoscópica: procedimento intermediário entre a bariátrica e o balão, a gastroplastia também se trata de um procedimento cirúrgico, entretanto, por ser realizado por endoscopia oral, é menos invasivo. Vulgarmente falando, é como se desse uma ‘bainha’ em uma extremidade do estômago através de endoscopia. 

Apesar de mais simples, o método exige anestesia e deve ser realizado somente em ambiente hospitalar. Como resultado, o paciente passa a ter um reservatório gástrico entre 50% e 60% menor e, desta maneira, reduz sua alimentação diária, promovendo o emagrecimento. 

O paciente recebe alta no mesmo dia e retoma as atividades em uma semana. Obesos leves e moderados (graus I e II), com índice de massa corporal (IM C) de 30, podem realizar o procedimento. Perspectiva de perda de peso: cerca de 25 a 35%.

. Remédios para emagrecer: Quando prescritos por profissionais habilitados, tornam-se uma ferramenta no combate à obesidade se associados à mudança de hábitos alimentares e à introdução ou o aumento de atividades físicas. 

Na opinião do médico funciona apenas como um gatilho para auxiliar o paciente a começar a perda de peso, não sendo recomendado o uso constante e sem prescrição. Perspectiva de perda de peso: cerca de 15 a 20%.  

Serviço
Clínica Cronos Diagnósticos
Rua Joaquim de Figueiredo, 157 – Barreiro







Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Médico explica diferenças entre métodos de emagrecimento ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]