6 de julho de 2017

Comtur Iguape debate pesquisa para melhorias no Turismo

,

Comtur Iguape debate pesquisa para melhorias no Turismo


Realizou-se na sala de reuniões da Prefeitura de Iguape, no último dia 21, a 4ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Iguape – COMTUR.

O encontro contou com a participação de equipe do Instituto Federal de São Paulo, Campus Registro: Ronise Suzuki, mestre em administração pública, e as arquitetas Akemi Hijioka e Lea Dobbert, que desenvolvem pesquisa de demanda turística, em parceria com a Prefeitura de Iguape, através do COMTUR.
Além da apresentação do questionário da pesquisa, a reunião serviu para esclarecer dúvidas e recolher sugestões para sua melhoria.

Conforme o presidente do COMTUR, Geraldo Paschon, essa pesquisa, como ainda o inventário turístico da cidade, são partes essenciais do Plano Diretor de Turismo. Ações fundamentais para assegurar a continuidade do Município como Estância, segundo a lei estadual 1261, de 29 de abril de 2015, que passou a reger as 70 estâncias de São Paulo.






A partir de 2018, a cada três anos ocorrerá um ranqueamento de avaliação das Estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico (MIT), implicando no recebimento de recursos do DADETUR - Departamento de Apoio aos Municípios Turísticos, da Secretaria Estadual de Turismo.

Para produzir os efeitos desejados, a pesquisa de demanda turística deve ser aplicada por um período considerável, através de colaboradores, como o próprio IFSP, a ETEC de Iguape, bem como pelos responsáveis dos meios de hospedagem do município e gestores de pontos turísticos da cidade. Após a aplicação, prevista para o final de outubro, o IFSP emitirá um relatório que fará parte do Plano Diretor de Turismo.

A pesquisa é fundamental para a avaliação do patrimônio histórico e outros pontos importantes da cidade, atrativos turísticos e acessibilidade na cidade.










O IFSP apresentará proposta à Prefeitura de Iguape, além de poder ajudar no desenvolvimento de projetos, com o objetivo de captar recursos.
Presente à reunião, o Prefeito Municipal Wilson Lima esclareceu as pendências do Município junto ao DADETUR, que vêm desde 2013.  Novos recursos somente serão liberados quando quitadas as pendências.

Ideias como a criação de um aplicativo foram levantadas pelo representante do ICMBio no COMTUR, Miguel Filhumin.

Outro ponto levantado foi a possibilidade de se alavancar os recursos do DADETUR via CODIVAR, de forma a se contornar as dificuldades dos municípios que apresentam problemas de inadimplência.


O que é indiscutível é a importância do COMTUR e do planejamento em Turismo para a cidade.


.




Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Comtur Iguape debate pesquisa para melhorias no Turismo”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]