26 de junho de 2017

Saúde orienta profissionais da Educação sobre vacinação de HPV e Meningite C

,

Saúde orienta profissionais da Educação sobre vacinação de HPV e Meningite C

Vacinação dos adolescentes será feita em setembro nas escolas municipais
Saúde orienta profissionais da Educação sobre vacinação de HPV e Meningite C

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Registro-SP se uniram para orientar e mobilizar os profissionais da rede municipal de ensino sobre a vacinação de HPV (Papilomavírus Humano) e Meningite C, prevista para acontecer em setembro. Na semana passada, nos dias 20 e 21 de junho, foram realizadas reuniões para orientar diretores e coordenadores escolares e os professores de 4º e 5º ano.
Além das secretárias municipais de Educação, Simone Patrícia de Castilho Cunha, e de Saúde, Jô Rangel, também estiveram presentes a chefe da Vigilância Epidemiológica, Cíntia Zilda de Almeida Barros, a educadora em Saúde Pública, Marizilda Martins França, e a profissional responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Daniela Maria Weller de Campos. Para o dia 3 de julho está agendada reunião de pais nas unidades escolares, para sensibiliza-los sobre a importância da vacinação.







“É importante que os profissionais da Educação estejam conscientes sobre a necessidade da vacina para proteger nossos adolescentes e possam repassar essas orientações aos pais e responsáveis pelos alunos. O HPV é uma das principais causas de câncer de cólo de útero nas mulheres e a vacina é uma importante forma de proteção”, destaca a secretária Jô Rangel.
A vacinação será realizada no dia 29 de setembro nas escolas municipais. A vacina de HPV é destinada a meninas com idade entre 9 e 14 anos e para os meninos de 11 a 14 anos. A dose para Meningo C é para meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade. As vacinas são seguras e não causam reações.


O HPV
O Papilomavírus Humano se manifesta através de sintomas como verrugas na região íntima. A transmissão ocorre após o contato íntimo com indivíduo infectado, mas os sintomas podem levar até 20 anos para surgirem. O tratamento ocorre por meio de medicamentos e cirurgias de cauterização. No entanto, o HPV está relacionado aos casos de câncer. Cerca de metade de todas as mulheres diagnosticadas com câncer de colo de útero tem entre 35 e 55 anos de idade e muito provavelmente foram expostas ao HPV na adolescência, em geral, por meio de relações sexuais com parceiro infectado.
A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este câncer acomete cerca de 15.000 mulheres brasileiras e representa a terceira causa de morte por câncer entre as mulheres.  
Estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da atividade sexual. Além disso, é nessa época da vida que a vacinação proporciona níveis de anticorpos mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV.

MENINGITE
A meningite C é um tipo de meningite bacteriana causada pela Neisseria meningitidis. Essa doença é caracterizada pela inflamação das meninges e pode deixar sequelas ou levar à morte se o tratamento não for iniciado prontamente. Os principais sintomas de meningite C são: febre alta, rigidez na nuca que gera dificuldade de encostar o queixo no peito, dor de cabeça, manchas de pele grandes ou pequenas, confusão mental, dor de garganta, vômitos, náuseas, sonolência, dificuldade para acordar, irritação, cansaço e falta de apetite.
Ao perceber estes sintomas deve-se levar o indivíduo ao serviço de saúde o mais rápido possível para que o tratamento seja iniciado e as chances de complicações diminuam.









Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Saúde orienta profissionais da Educação sobre vacinação de HPV e Meningite C”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]