11 de junho de 2017

IB treina agricultores familiares no manejo para controle da broca da bananeira, uma das principais pragas da cultura

,
IB treina agricultores familiares no manejo para controle da broca da bananeira, uma das principais pragas da cultura


Dia de Campo do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) será realizado em 13 de junho, em Pindamonhangaba

                O manejo para controle da broca na banana – uma das principais pragas da cultura – será tema de Dia de Campo realizado pelo Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), em 13 de junho de 2017, às 9h30, em Pindamonhangaba, interior paulista. O evento será realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB-APTA).

            A broca da bananeira é uma das principais pragas da cultura da banana, responsável por redução de 30% na produtividade da planta. Segundo o pesquisador e diretor-geral do IB, Antonio Batista Filho, as primeiras manifestações de ataque da broca se caracterizam externamente com o amarelecimento das folhas e redução do tamanho dos cachos.

            “O dano direto é causado pela larva que penetra e bloqueia o rizoma da planta, construindo galerias em todas as direções. Essas galerias propiciam a entrada de micro-organismos patogênicos, como o Fusarium oxysporum f. cubense, responsável pela doença conhecida como mal-do-Panamá. É comum a queda de plantas em áreas muito atacadas”, explica Batista Filho.








            O Instituto Biológico selecionou o fungo Beaveria bassiana, IBCB66, para o controle da broca, usado em todo o País, inclusive em produção orgânica. Com o uso do controle biológico é possível até mesmo eliminar o uso de defensivos agrícolas. A economia com o controle biológico frente aos produtos químicos é de R$ 10,00 por hectare, para o agricultor.

            Além da palestra de manejo de brocas na cultura da banana, os participantes do Prosaf aprenderão como fazer a instalação de armadilhas e a avaliação de iscas inoculadas com fungos no campo.

            Lançado em 2009, o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) já auxiliou cerca de dois mil produtores rurais paulistas a melhorarem a sanidade vegetal e animal em suas propriedades. Com ações de curto, médio e longo prazo, os pesquisadores do IB identificam as pragas e doenças que ocorrem nas propriedades e propõem técnicas de manejo para melhorar a produção. Resultado: aumento da renda, melhoria na qualidade dos produtos ofertados aos consumidores, redução do uso de produtos químicos e produção com sustentabilidade.

O programa trabalha a partir das demandas dos agricultores paulistas. São eles que entram em contato e solicitam a visita dos pesquisadores. Na propriedade, as pragas e doenças que estão afetando a produção são identificadas e, com base nos diagnósticos, os pesquisadores propõem treinamentos com tecnológicas para solucionar o problema. O Prosaf, coordenado pelo IB, é realizado em parceria com as unidades regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), prefeituras municipais, associações de produtores e cooperativas.

“O Prosaf segue uma diretriz muito importante do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que é levar conhecimento para o produtor rural, principalmente o pequeno produtor”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Controle biológico

O controle biológico consiste no uso de inimigos naturais para diminuir a população de uma praga. “Componente fundamental da natureza, o controle biológico abre espaço para uma agricultura mais sustentável. Resumidamente, o controle biológico pode ser definido como natureza controlando natureza”, explica Batista.

Os agentes de controle biológico agem em um alvo específico, não deixam resíduos nos alimentos, são seguros para o trabalhador rural, protegem a biodiversidade e preservam os polinizadores. “O avanço tecnológico na produção de alimentos em função da utilização de insumos modernos é indiscutível. Contudo, o emprego inadequado tem levado a situações de risco. Existe a consciência de que é necessário encontrar um ponto de equilíbrio que compatibilize a demanda crescente de produção de alimento e a preservação do futuro. O controle biológico é uma ferramenta importante para isso”, diz o diretor-geral do IB.

Para fortalecer o uso do controle biológico em diversas culturas, o IB lançou o Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia em Controle Biológico (Probio), que reúne tecnologias e serviços prestados pelo IB para fortalecer o uso do controle biológico em cana, soja, morango, banana, seringueira e plantas ornamentais. O IB é referência brasileira em pesquisas na área e já atendeu 46 biofábricas para produção dos agentes de controle, localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Tocantins, Mato Grosso, Paraná, Bahia e no exterior.

SERVIÇO
Prosaf – Manejo de brocas na cultura da banana
Data: 13 de junho de 2017
Horário: A partir das 9h30
Local: Polo Regional de Pindamonhangaba da APTA
Endereço: Av. Dr. Antônio Pinheiro Júnior, 4.009, Bairro da Ponte Alta, Pindamonhangaba – SP (Km 98 da Rod. Presidente Dutra)
Inscrições no local
Informações: (12) 3642-1164/ 3642-1823

Por Fernanda Domiciano








Comentários
0 Comentários
0 comentários to “IB treina agricultores familiares no manejo para controle da broca da bananeira, uma das principais pragas da cultura”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]