16 de maio de 2017

Passeio de ‘Maria Fumaça’ deve impulsionar Turismo no Litoral Sul e Vale do Ribeira

,
Passeio de ‘Maria Fumaça’ deve impulsionar Turismo na Região

O presidente do Codivar Marco Aurélio Gomes convocou reunião extraordinária para tratar do tema

Passeio de ‘Maria Fumaça’ deve impulsionar Turismo na Região

Resgatar aspectos históricos e culturais e fortalecer o turismo no Litoral Sul e Vale do Ribeira são os principais objetivos do projeto “Trem Turístico”, idealizado pelo deputado federal João Paulo Papa e defendido pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar). 

O assunto foi tema de reunião extraordinária com prefeitos e representantes das cidades de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo, nesta segunda-feira (15/05), na Prefeitura de Peruíbe, que contou com a participação do ex-prefeito santista e do dirigente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Carlos Alberto Rollo. 

Passeio de ‘Maria Fumaça’ deve impulsionar Turismo na Região

O projeto consiste na reativação de trecho de 66 km da ferrovia que compreende os municípios de Mongaguá e Pedro de Toledo. Segundo Papa, o trajeto seria feito por uma locomotiva ‘Maria Fumaça’, a exemplo do que já ocorre entre as cidades de Campinas e Jaguariúna. “Temos na região um investimento de décadas que é a ferrovia, hoje desativada. Ela corta as cidades em áreas nobre e são várias as perspectivas e oportunidades de desenvolvimento do turismo na região”.









O parlamentar reforçou que o momento é propício para a discussão do tema. Foi aprovada a Medida Provisória 752/2016 que trata da prorrogação e relicitação de contratos de concessão federal. Papa acredita que a nova lei favorece ao órgão concedente promover alterações no contrato e desmembrar parte do domínio para que as prefeituras possam implantar o transporte ferroviário de passageiros. 

A convite do deputado, o dirigente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Carlos Alberto Rollo, explicou sobre a operacionalização do transporte turístico e citou exemplos de cidades que implantaram o serviço. 

O prefeito de Itanhaém e presidente do Codivar, Marco Aurélio Gomes, determinou a criação de um Grupo de Trabalho pelo consórcio com representantes das cinco cidades para acompanhar o projeto. “Estamos entusiasmados com a ideia, tanto pelo aspecto turístico de resgate da história e da cultura, quanto pela oportunidade de fortalecer o potencial econômico das cidades”. 

O próximo passo do projeto será um encontro com representantes da empresa concessionária ALL para detalhamento da proposta, além de visitas técnicas aos locais onde o serviço foi implantado.


Participaram da reunião os prefeitos Marco Aurélio (Itanhaém), Luiz Maurício (Peruíbe), Dinamérico Peroni (Itariri), Eleazar Muniz (Pedro de Toledo), o vice-prefeito de Mongaguá Márcio Cabeça, o superintendente do Codivar Wilber Rossini, além de vereadores e gestores de turismo das cidades envolvidas no projeto.









Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Passeio de ‘Maria Fumaça’ deve impulsionar Turismo no Litoral Sul e Vale do Ribeira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]