19 de maio de 2017

Cupins Braziliensis

,
Cupins Braziliensis

Fazia um bom tempo em que não se descobriam espécies tão interessantes como foi o caso do Cupins Braziliensis. Como todos os cupins, vivem em colônias de muitas centenas de milhares de iguais e no alto da pirâmide temos os líderes, que podem ser um rei ou uma rainha. 

Diferente de todas as outras espécies de cupins, o C.Braziliensis se reproduz devagar. Porém, se encontrar um habitat propício para suas altas necessidades de alimento acaba atingindo um crescimento rápido e sem precedentes. Sobretudo se não existirem espécies concorrentes ou predadores por perto. Do ponto de vista do equilíbrio ambiental é onde residem os aspectos mais assombrosos e prejudiciais dessa espécie tão peculiar do Brasil.

O problema destas colônias é que em muitos casos criam também reis, além de rainhas, e um sem número de insetos auxiliares. Estes últimos, responsáveis pela logística de servir ao ápice da colônia. Os novos líderes com o tempo tendem a migrar para outros locais e acabam por formar suas próprias, mais fortes e evolucionadas comunidades. 









Dentro desse cenário fértil de possibilidades, as colônias do C. Braziliensis mostram grande habilidade em se reproduzir em um movimento de progressão aritmética, mas aí então surge o problema. No intuito de manter a estrutura e os membros dentro de cada colônia é preciso um consumo de alimento em progressão geométrica – o que acaba destruindo todo o ambiente a sua volta como um parasita. Fator que o diferencia em muito das outras espécies de cupins.  Mais comuns e abundantes, porém menos predatórias. Ao fim de uma geração do Brasiliensis, tudo a sua volta foi consumido.

O Cupins Braziliensis também um gênio da sobrevivência. Estes são dotados de grande capacidade mimética que vem desde os primórdios da formação da terra. Em constante evolução, se adaptou a todos os ambientes e se integrou de forma plena a todos os ecossistemas. 

O grande problema nasce da fome insaciável deste inseto, que devora tudo por onde passa sem cessar, implacável, ele se insere em qualquer estrutura, da mais leve a mais pesada, sempre consumindo de dentro para fora. Essa forma de sobrevivência faz com que nenhum outro ser perceba sua proximidade ou o impeça. Então já é tarde. Toda a estrutura está comprometida e a vida para os outros seres fica impraticável.

Atualmente presente particularmente no Brasil, o C.Braziliensis surgiu do Cerrado brasileiro, consumindo tudo a sua frente para depois se espalhar para todas as regiões deste país, na mais bem sucedida trajetória do mundo animal. 

Sua capacidade de fazer reis e rainhas, e manter milhares de insetos que lhe fornecem suporte, somada as centenas de suas relações simbióticas com outras espécies inferiores, os tornou um perigo para a sobrevivência, inclusive da espécie humana. Visando sobreviver, corroendo e destruindo o meio ambiente que os rodeia, este cupim brasileiro cada vez mais tem sido estudado e em alguns cases positivos tem se relatado formas de eliminá-los, mesmo que temporariamente.

De acordo com os últimos estudos de renomados especialistas de apartamento, o C.Braziliensis está sendo classificado como o ser mais bem sucedido do planeta, antes mesmo das baratas. Para exterminá-los não bastam ações para acabar com o ninho ou a colônia. 

É preciso exterminá-los em sua totalidade. Desde os ovos, reis, rainhas, insetos colaboradores, entre muitos outros vermes e parasitas que os ajudam a sobreviver e deles dependem. Se deve cavar fundo dentro do cupinzeiro, pois se somente um destes indivíduos sobrar, acaba por dar origem a uma nova colônia.


Por isso, sempre é bom avisar que eles aí estão e causam um prejuízo inestimável ao Brasil.


Por Roberto Dezorzi









Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Cupins Braziliensis”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]