22 de abril de 2017

Voos de liberdade

,
Voos de liberdade

Aquele livro estava sempre à disposição na estante lá de casa, na cidade de Leme-SP. Nunca o havia aberto até que um dia o pai pediu que levasse o volume a um nosso amigo.

As ideias voam, mas precisam de um bom piloto” ( P. Ezel, 2010 )


Fui entregar a encomenda e recebi a surpresa de um convite espontâneo e diferente. Era um convite para estudar - se quisesse, aos domingos pela manhã - algum assunto relacionado àquele livro e também aulas de Esperanto. Este idioma artificial universal, criado pelo médico oftalmologista russo-polonês Zamenhof, era novidade para todos nós e uma tentativa de facilitar a comunicação entre os homens. Fiquei curioso.

Sabia que no Colégio Estadual “Newton Prado” daquela cidade o nosso excelente e rigoroso Prof. Jayme Albuquerque, residente em Pirassununga-SP, era entusiasta desse novo idioma. Ele se dispusera a passar as lições ao secretário daquela escola e este transmitiria o conteúdo aos interessados, aos domingos. Inscrevi-me e lá fui assistir às aulas. Fiquei entusiasta do assunto.








Muitas década mais tarde, aqui em Botucatu-SP, aproveitei carona para reunião científica na capital com o Professor Edson Ramos de Siqueira, ilustre e conceituado Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu – UNESP. 

No caminho, ouvi relato deste professor sobre um querido psicólogo que ele conhecera quando cadete aviador da Academia da Força Aérea de Pirassununga. Falava com muito entusiasmo do Dr. Jayme Albuquerque, o mesmo que fora nosso professor da disciplina ginasiana lá em Leme, na década de 1950. Foi uma feliz surpresa.

Fiquei emocionado com a honrosa referência e a viagem transformou-se numa libertação - esse era nome do livro lá de casa. E a melhor surpresa foi o Prof. Edson confessar que conheceu aquele livro – ‘Libertação’, ed. FEB, 1949 - também por indicação do Prof. Jayme. Entendi que ambos viviam sempre com um tesouro n’alma - a liberdade emocional - que torna o espírito humano leve para o voo das ideias diferenciadas. Fiquei encantado.
Hoje, é um tema para todos nós, os pilotos da própria vida...

Francisco Habermann (fhaber@uol.com.br) é lemense, médico e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu-SP – UNESP.


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Voos de liberdade”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Curso de Manicure e Pedicure

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]