13 de abril de 2017

Onça Pintada e Dois Filhotes foram Filmados em Sete Barras no Vale do Ribeira

,
Onça Pintada e Dois Filhotes foram Filmados em Sete Barras no Vale do Ribeira


Uma onça-pintada e dois filhotes foram filmados por uma armadilha fotográfica no Parque Estadual Carlos Botelho no município de Sete Barras na região do Vale do Ribeira no Estado de São Paulo no dia 08 de Dezembro de 2016.

A  bióloga Beatriz Beisiegel, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi a responsável pelo registro das imagens.

A Bióloga usou câmeras escondidas na mata, que registram automaticamente a passagem dos animais, ela já documentou a presença de vários felinos na região do Vale do Ribeira, mas nunca havia visto um filhote de onça-pintada,  muito menos dois ao mesmo tempo, e de forma tão nítida. “Foi a coisa mais linda da mundo”, contou a Beatriz , lembrando da emoção de ver as imagens pela primeira vez no computador.

Imprensa internacional postou no Site Science sobre esse registro tão raro  sobre a Onça Pintada e os dois Filhotes, veja abaixo o vídeo: 






Beatriz faz esse trabalho de monitorar as onças e outros grandes mamíferos nas matas do Vale do Ribeira e na na Mata Atlântica, a 12 anos ela vem monitorando esses animais.


No mês de Março de 2017, caçadores mataram uma onça pintada igual a essa no município de Juquiá, município vizinho de Sete Barras.











Acuada e cercada por cachorros a onça pintada (animal raro e precioso que se encontra na lista de extinção) foi abatida com um tiro na cara e outro no pescoço, com espingardas de calibre 12 e 24, próprias para caça, sem chance de se defender. 








O crime ambiental e contra a vida de um dos animais mais majestosos e enigmáticos da fauna brasileira, aconteceu na terça-feira da semana passada, (07/03) no período da tarde no município de Juquiá no interior da fazenda São Judas, localizada entre os bairros rurais de Iporanga e Caçula. 

A denúncia e a prova da morte do animal vieram pelas mãos dos próprios caçadores que postaram um filme logo após o abate nas redes sociais, vangloriando-se do ato ilícito. 

O filme e a notícia logo se espalharam, chegando ao conhecimento da mídia regional (rádios, TVs e jornais) que divulgaram o fato e o crime ambiental, cometido e forma covarde.     



Artigo 29 prevê multa e detenção

Figurando no topo da lista dos animais em extinção no Brasil, estima-se que no Vale do Ribeira perambulem no que resta da Mata Atlântica uma população de 180 onças pintadas, de acordo com informações do ICMbio.

Além de terem praticado o crime ambiental os caçadores também foram autuadas por porte ilegal de armas com pena prevista entre dois a quatro anos e multa, já que uma das espingardas foi modificada de forma a não ser possível identificar o registro.  

Os matadores de acordo com a lei podem pegar pena de seis meses a um ano de detenção e multa que pode chegar R$ 5 mil, pela morte da onça. Além desses crimes os caçadores também devem responder por invasão de propriedade.


Onça Parda faz ataques em Zona Rural de Jacupiranga no Vale do Ribeira


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Onça Pintada e Dois Filhotes foram Filmados em Sete Barras no Vale do Ribeira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]