21 de abril de 2017

Oficina de panelas pretas do Jairê pelo projeto gerando renda, motivando cidadãos

,

Oficina de panelas pretas do Jairê pelo projeto gerando renda, motivando cidadãos


Oficina de panelas pretas do jairê pelo projeto gerando renda, motivando cidadãos têm como objetivo a formação de novos artesãos, a geração de renda, bem como a perpetuação da cultura tradicional caiçara.

Oficina de panelas pretas do Jairê pelo projeto gerando renda, motivando cidadãos

A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape – (AAPCI) por meio do projeto Gerando renda, motivando cidadãos, finalizou no mês de fevereiro, a segunda Oficina de Panelas Pretas do Jairê, que faz parte das Oficinas de Transmissão de Saber.








As Oficinas de Transmissão de Saber, têm como objetivo a capacitação de pessoas da comunidade em técnicas do artesanato e culinária tradicional para a geração de renda, bem como o fortalecimento da cultura tradicional por meio da construção de instrumentos como as rabecas, violas e alfaias.

RESPONSABILIDADE EM TRANSMITIR O SABER – A Oficina de Confecção de Panelas Pretas do Jairê acontece, desde novembro de 2016, todas as terças-feiras das 15 às 17 horas na SABAJA no bairro do Jairê.

A oficineira, Vanete Muniz Ferreira Campos, ministra pela segunda vez esta oficina. A primeira aconteceu no ano passado na sede do Projeto Gerando Renda, Motivando Cidadãos, no centro de Iguape e agora a artesã, que trabalha com as panelas pretas do Jairê há quinze anos, está ensinando este ofício no próprio bairro do Jairê na sede da SABAJA – Sociedade Amigos dos Bairro do Jairê. 

Aluna da reconhecida mestra de confecção de panelas pretas, Benedita Dias, Vanete hoje sente-se agradecida e responsável em passar este saber tradicional do município de Iguape à outras pessoas.

“A Oficina de Confecção de Panelas de Barro, são para aquelas pessoas, principalmente mulheres, que querem ter alguma renda para ajudar no orçamento familiar”, diz Vanete. “Nesta segunda oficina, eu estou ensinando como fazer desde peças pequenas, como cumbucas, até as panelas grandes e outras peças que as alunas querem aprender.  

Nas primeiras aulas, eu ensinei como bater o barro, deixá-lo macio, fazer os rolinhos de barro que é a técnica de acordelamento e com as mãos formar as peças. Depois as alunas aprenderam a fazer o alisamento, e no final da oficina, ensinei a queima das peças confeccionadas na oficina, explica a artesã. 

“Desta forma, posteriormente, as alunas que quiserem dar continuidade a este trabalho poderão confeccionar suas próprias peças e depois queimá-las”.

Além da Oficina de Confecção de Panelas de Barro, também está acontecendo no bairro da Barra do Ribeira a Oficina de Música –Violas.


A Petrobras, por meio do PPSA, patrocina 13 projetos sociais do litoral paulista, incluindo o Vale do Ribeira. 

O investimento é de R$ 3,8 milhões, no período de dois anos, para iniciativas dos municípios de Iguape, Ubatuba, Cananéia, Ilhabela, Peruíbe, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. No estado de São Paulo, a seleção pública contemplou 32 projetos socioambientais de 26 cidades paulistas, somando R$ 9,2 milhões em investimentos.


.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Oficina de panelas pretas do Jairê pelo projeto gerando renda, motivando cidadãos”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]