18 de abril de 2017

MICCA – Mostra Ilha Comprida & Cananéia de Artes - ATIVIDADES GRATUITAS

,


MICCA – Mostra Ilha Comprida & Cananéia de Artes - ATIVIDADES GRATUITAS

De 20 a 23 de abril, artistas de teatro, circo, música, cultura popular, grafiteiros e poetas convidados e representantes regionais se reúnem para a primeira edição do MICCA – Mostra Ilha Comprida & Cananéia de Artes. 

MICCA – Mostra Ilha Comprida & Cananéia de Artes - ATIVIDADES GRATUITAS

Todas as atividades são gratuitas.

Com o tema ARTE DE RUA, o evento de artes integradas MICCA tem como objetivo reunir grupos, coletivos e artistas que fazem arte em diferentes territórios e contextos, para trocas, reflexões e disponibilização pública dos seus trabalhos artísticos para a população de Ilha Comprida, Cananéia e localidades próximas.

Na programação, além das apresentações artísticas - A Luta (Madeiriti Rosa), A Brava (Brava Companhia), A Folia no Terreiro de Mané Pacaru (Mamulengo da Folia), o grupo circense CabarElas -, e pintura de oito graffitis na cidade assinados pelos artistas Thaís Ueda, Enivo, Ricardo AKN, Rodrigo Branco, Gen Duarte, Renan Santos, Wil Shanti e Danilo Roots, acontecerão rodas de conversa sobre a arte indígena e a mulher na luta, além de workshops e oficinas de graffiti, circo e de elaboração de produtos naturais. E todas as noites haverá festa ao som de DJ.

A Mostra foi idealizada como mais um desdobramento das ações desenvolvidas pela equipe da Namastê, hospedagem e espaço de eventos multiculturais, localizado em Ilha Comprida, e que, desde sua abertura em 2011, promove atividades ligadas ao universo artístico. A Namastê age como uma plataforma de conexão entre artistas, público e a população local. Além de apoiar e fomentar diferentes manifestações culturais mantém aberta durante o ano inteiro uma galeria de artes e mini biblioteca, funcionando como um pólo cultural alternativo da região e responsável por divulgar a região para um público que busca cultura diversificada.









ARTE DE RUA

A primeira edição do MICCA acontecerá na RUA, para fazer história e fortalecer a Produção Cultural de Cananéia e Ilha Comprida como mais um polo cultural, e deixará como legado o roteiro cultural conduzido pelos grafites realizados durante o festival.

A arte de rua não possui uma origem ou um criador exato. Na Grécia pré-socrática, cantores discursavam em versos e música e percorriam a Grécia cantando um repertório de lendas e tradições populares. 

A mobilização ideológica também era exercida por eles. Em meados do século XII, na Idade Média, a Literatura Portuguesa acabava de surgir e suas primeiras obras literárias eram elaboradas em versos, que eram declamados em ruas, praças, festas e palácios com o objetivo exclusivo de divulgação. 

O Trovador era o artista que tinha como missão realizar tais apresentações e deixar a todos, principalmente clero e reis, satisfeitos. Entretanto, além do poeta nobre, havia o poeta plebeu, apelidado de Jogral que provinha de uma classe popular.

Nesta mesma época, as festas medievais populares contavam com apresentações teatrais, estruturadas em quadros de cena, que consistia em colocar os atores imóveis e congelados numa pose expressiva, dando a impressão de uma pintura. Mais tarde, nas mãos do francês Etienne Decrox nascia a mímica moderna os quadros vivos. No Brasil, é possível encontrá-las em muitas esquinas, ruas e praças de cidades grandes. 

A música também teve um papel importante na origem da arte urbana. O historiador Eric Hobsbawm relata em seu livro História Social do Jazz, que este ritmo musical nasceu nos Estados Unidos, no início do século XX, através de um movimento popular negro. Sua semente foi brotada nas regiões de New Orleans, Mississipi e Texas, por trabalhadores negros que após o serviço, tocavam nas ruas seus instrumentos musicais, como o saxofone e a clarineta, em uma maneira de se dispersar do cotidiano cansativo.     

PROGRAMAÇÃO – MICCA 2017

20 de abril
20hs – ABERTURA: AÇÃO GRAFFITI – Local: Centro Cananéia
22hs – Festa: Abertura e recepção para os artistas e grupos convidados – DJ Ademir – Local Pousada Namastê – Ilha Comprida, Boqueirão Sul

21 de abril
11h – Oficina: Graffiti – Local: Namastê Ilha Comprida
16h – Espetáculo: A Luta – Madeiriti Rosa – Ilha Comprida Boqueirão Sul
18h – Prosa.E.Ação: Arte Indígena – 517 anos de Resistência – Local: Casa Caiçara – Centro Cananéia
21h – Espetáculo: A Brava – Brava Companhia – Local: Praça da Igreja - Cananéia
23h – Festa: DJ Ricardo – Local: Namastê Ilha Comprida

22 de abril
11h -  Oficina: Naturalmente feito por Você – Renata Aun – Local: Namastê Ilha Comprida
14h – Oficina de circo –  com CabarElas - Praça Teodolina Gomes s/nº (Praça da Tiduca)
16h – Espetáculo:  Mamulengo da Folia  – Local: Local: Ilha Comprida Boqueirão Sul
18h – Prosa.E.Ação: A mulher na luta – Local: Casa Caiçara – Centro Cananéia
21h - Espetáculo: CabarElas – Local: Praça da Igreja - Cananéia
23h – Festa: Dj Ariane – Local: Namastê Ilha Comprida

23 de abril
11h -  Grafitti – Finalização dos murais e registro – Local: Ilha Comprida Boqueirão Sul e Cananéia


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “MICCA – Mostra Ilha Comprida & Cananéia de Artes - ATIVIDADES GRATUITAS”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Curso de Manicure e Pedicure

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]