30 de abril de 2017

A Universidade Pública é a Sociedade

,
A Universidade Pública é a Sociedade


O que é Universidade Pública? É Ensino de Graduação e Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Universitária, o que significa ser responsável pela formação permanente filosófica, artística, científica e tecnológica de estudantes que objetivam apreender com seus professores conhecimentos e, consequentemente, compartilhar com as pessoas em busca do que se entende por um viver social digno e justo.

Os currículos acadêmicos da Universidade Pública abrangem um conjunto crítico, temático e interdisciplinar de conteúdos das ciências humanas, biológicas e exatas, em que corpos docentes e de pesquisadores definem o perfil profissional do egresso a ser formado para corresponder, de forma diferenciada, ao mundo, especialmente, o do trabalho.

As aulas preparadas e ministradas por professores-doutores-pesquisadores durante sete dias da semana propiciam aos estudantes um universo de reflexões, debates, análises, sínteses, críticas e perspectivas inovadoras do pensar e agir social/profissionalmente.









Para tanto, docentes se dedicam exclusivamente e integralmente aos estudos da cultura, ciências e tecnologias para melhor desempenho da/na sua prática pedagógica, a fim de garantir o efetivo processo de aprendizagem de seus estudantes e, especialmente, a formação de novas gerações de pensadores, conscientes e determinados a gerar impacto favorável rumo a transformações sociais de um cotidiano brasileiro que não mais satisfaz.

Os conteúdos de aulas acadêmicas oriundos da produção filosófica, artística, científica e tecnológica, são desenvolvidos e aprimorados pelos corpos docentes universitários que ensinam e pesquisam durante sete dias da semana variados fenômenos da natureza e sociais da civilização humana.
Apesar de tudo isso, há os que insistam em dizer que a Universidade é distante da Sociedade como se houvesse uma competição em que A são os jogadores da Universidade Pública; e B, os jogadores da Sociedade! Os que assim acreditam parecem perguntar quem pode mais: A ou B? 

Esse pensamento, talvez seja o principal desafio a ser enfrentado. A Universidade Pública é a Sociedade! E, especificamente, a Unesp - Universidade Estadual Paulista tem cumprido devida e eficazmente com sua responsabilidade social no que diz respeito à formação de professores e profissionais diferenciados cientificamente para atuação no mundo do trabalho no/do interior e Capital, principalmente, do Estado de São Paulo, bem como, em termos nacionais e internacionais.

Há mais de quarenta anos, a Unesp planeja e tem efetivado parcerias com demais instituições e organizações sociais do Estado de São Paulo, Brasil e mundo, objetivando aprimoramento das suas funções e responsabilidades acadêmicas, científicas e de extensão universitária. 
Logo, não há competição entre  A e B, mas uma interação em que a Sociedade vence

Dagmar Hunger é Livre-Docente em Educação Física e diretora da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Reitoria da Unesp.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “A Universidade Pública é a Sociedade”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]