25 de abril de 2017

100 dias de Gestão na Unesp

,
100 dias de Gestão na Unesp

Formação da equipe, diagnóstico e início das mudanças necessárias

É com muita satisfação que fazemos uma reflexão sobre os primeiros 100 dias à frente da reitoria, que permite evidenciar o tom desta nova gestão. 

O período de transição da gestão foi seguido de um exercício de ponderação e de alinhamento da equipe, amplamente renovada, com foco na Unesp que se deseja para o futuro. Assim, quando assumimos oficialmente, a equipe já estava familiarizada com suas respectivas áreas, garantindo a eficiência e a transversalidade da gestão no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Seguindo os princípios de nosso plano de gestão, imprimimos um ambiente de transparência, estimulando a liberdade de opiniões e a integração das áreas. 

De forma inovadora, as reuniões de gabinete passaram a ser menos restritas. Assim, toda a equipe se mantém atualizada sobre todas as áreas, agilizando e fundamentando a tomada de decisões. 

Nessa atmosfera participativa e de muito diálogo interno, a diversidade de opiniões é valorizada, e várias metas foram e estão sendo debatidas, construídas  e colocadas em prática, muitas delas sem a necessidade de aporte de recursos. 









As Pró-reitorias têm trabalhado de maneira articulada com as coordenadorias e assessorias, tendo como um dos focos o PDI da Unesp e seus vários programas, que têm sido repensados e priorizados estrategicamente. 

Essas mudanças têm repercutido positivamente em toda a reitoria, onde se observa um clima institucional motivador, criativo e agradável. Importante também destacar que temos mantido diálogo aberto e permanente com toda a comunidade acadêmica, com seus gestores e com as entidades sindicais na busca conjunta de soluções dos problemas. 

Ressalta-se que diversos membros da equipe, incluindo o Reitor e o Vice-Reitor, já iniciaram visitas às unidades, como prometido no período de campanha.

Uma de nossas prioridades tem sido implementar um planejamento estratégico rigoroso, a fim de não perder o foco na sustentabilidade da instituição. 

Para lidarmos com a grave crise econômica, nossa equipe financeira, composta pela Prad, Aplo e APE, tem se reunido semanalmente para avaliar o andamento da execução orçamentária e financeira, propondo ações integradas para priorizar e para otimizar os recursos, a fim de recompor o orçamento.  

Esse tem sido um importante exercício na direção da futura Pró-reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão - Propeg. Nenhuma decisão tem sido tomada de forma isolada pelo Reitor. 

Há que se destacar, ainda, a transparência dada às contas da Universidade, por meio de apresentações e de explanações nos órgãos colegiados. Essa postura de austeridade tem sido fundamental para trazer legitimidade e confiança para esta gestão.

No cenário externo, temos mantido contato com deputados e com prefeitos dos municípios onde a Unesp está presente, com o objetivo de propor um fórum que não apenas fortaleça as parcerias locais, mas também promova forte articulação política no Estado de São Paulo, consolidando a confiança dos poderes executivo e legislativo na Unesp. 

Na Alesp, apresentamos a evolução e os desafios da Unesp aos deputados membros da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, ressaltando o momento crítico por que passa o sistema de ensino público superior do Estado e a necessidade de apoio na busca de soluções. 

Três principais desafios foram evidenciados: 

1- necessidade de recursos para garantir a sustentabilidade financeira da Instituição, 

2 - inclusão associada à necessidade da cultura de emancipação dos discentes, e 

3 - manutenção do sistema ímpar de ensino superior paulista pela mudança do teto salarial. Com a Unesp à frente da presidência do Cruesp, estamos preparando uma pauta de interesse comum com os reitores da USP e da Unicamp, de forma a manter o diálogo contínuo e a convergência nas decisões. Essas ações são fundamentais para sustentar o diálogo com os Exmos. Governador e Vice-Governador do Estado de São Paulo.

Ao finalizar este relato, gostaríamos de reiterar nossa filosofia de trabalho, que inclui a transparência, a austeridade na aplicação dos recursos públicos, a valorização do trabalho em equipe e o diálogo constante com a comunidade na busca de soluções conjuntas.


Sandro Roberto Valentini & Sergio Roberto Nobre, respectivamente, reitor e vice-reitor da Unesp
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “100 dias de Gestão na Unesp”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]