13 de março de 2017

Professores no Brasil estão entre os mais mal pagos

,
  
Professores no Brasil estão entre os mais mal pagos
Descubras os fatores que obrigam os professores a ganharem menos


Se observamos a história do Brasil, veremos que houve uma época em que os professores brasileiros recebiam muito bem, porém, simultaneamente, grande parte da população via-se obrigada a interromper os estudos, pois o sistema educacional estava voltado para uma elite. Hoje, a educação se democratizou, fazendo com que estudantes das áreas mais remontas do país e das mais variadas classes sociais tenham praticamente as mesmas chances de galgar os patamares mais elevados da formação acadêmica. Todavia, devido a uma série de fatores de ordem política, os salários direcionados aos profissionais dessa área não cresceu na proporção merecida. De maneira que, ao comparar o Brasil com outras nações desenvolvidas como Luxemburgo, Suíça e Dinamarca, percebe-se uma enorme diferença de valores. Abaixo separamos alguns pontos explicativos que será importante para entender as razões dessa situação alarmante. Para acesso a artigos em inglês invista em aulas de inglês na internet -preply.

Conheça os números
De acordo com dados publicados em 2016 pela Organização internacional para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), três países europeus ocupam as três primeiras posições no ranking de melhores salários para professores do ensino fundamental no ano de 2014, são eles: Luxemburgo em primeiro lugar, seguido pela Suíça e na terceira posição, a Dinamarca. 









Nesses países o piso salarial no fundamental varia entre quase 70 mil dólares a 40 mil dólares ao ano por paridade de poder de compra. O Brasil se encontra em trigésimo lugar, atrás de países como Chile, México e Colômbia. O cenário nacional melhora, no entanto, quando analisamos o ensino superior. 

Segundo a mesma pesquisa, a média salarial brasileira dos professores titulares de universidades estatais no ano de 2014 ficou por volta de 65 mil dólares anuais por paridade de poder de compra, o que lhe garantiu o sétimo lugar passando à frente de países modelos como a Noruega.

Contudo, no estudo não foi levado em consideração o tempo de trabalho usado em atividades extracurriculares.  

Entenda as causas
Os principais motivos de um cenário pouco animador para os professores do ensino fundamental e médio, são as medidas de governo. Reformas governamentais na educação que impedem mais investimentos e um congelamento dos valores pagos aos professores, espelham um evidente descompromisso com o direito básico e constitucional, o qual garante uma educação de qualidade para todos. Logo, a eleição de representantes comprometidos com a educação é de extrema importância para assegurar melhores condições à classe de professores como um todo.

Possíveis consequências
A desvalorização do trabalho do professor como ferramenta-chave para a formação da população, influi diretamente no desenvolvimento socioeconômico do país, aumentando, por exemplo, a criminalidade em determinadas cidades, agravando assim o número de brasileiros à favor de intervenções militares, ou de um golpe de governo como foi a ditadura, para controlar o caos gerado. Contudo, levando o histórico nacional de idas e vindas na tomada de decisões, pode-se esperar que a classe política ceda às vozes dos especialistas e passe a pensar em alternativas que incluam a educação como um dos pilares da democracia, ordem e progresso de um país.




Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Professores no Brasil estão entre os mais mal pagos ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]