1 de março de 2017

O risco da mitificação

,
O risco da mitificação
Em fevereiro de 1990, após cumprir quase 27 anos de prisão, Nelson Mandela foi libertado e, em 1994 tornou-se presidente da África do Sul.

Em cinco anos de presidência, buscou a reconciliação de grupos internos. Tornou-se praticamente um mito, o que traz riscos, pois a idolatria traz perda do senso crítico da pessoa sobre si mesma e dos outros sobre ela.

Poucas pesquisas visuais tratam a questão com tamanha contundência como a série de esculturas 'A Dream Deferred' ('Mandela Balls') [Um sonho adiado (Bolas de Mandela)], da artista sul-africana Tracey Rose. Iniciado em 2013, o trabalho, em andamento, terá 95 obras, referência à idade com que o líder faleceu.








A artista se vale de várias referências. O título vem do poema 'A Dream Deferrred', de Langston Hughes, poeta dos EUA dos 1920, no qual um sonho desfeito é comparado a uma uva definhando ao sol. O subtítulo alude ao desumano ato da castração ou esmagamento dos testículos de homens africanos durante o período colonial.

As esculturas, feitas de materiais como papel de açougue e fita adesiva, criam um diálogo entre o cotidiano e os testículos de Mandela. 

Apontam para o risco de pessoas passarem a ser vistas como perfeitas, perdendo um saudável estado de vigília que permite que elas não se julguem acima dos mortais, e os outros não as considerem acima da falível humanidade.


Oscar D'Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura, mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “O risco da mitificação”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]