6 de março de 2017

CEREST promove ação educativa do Dia Mundial de Combate às LER/DORT nas cidades do Vale do Ribeira

,
CEREST promove ação educativa do Dia Mundial de Combate às LER/DORT nas cidades do Vale do Ribeira


A equipe de educadores visitou as Unidades de Fisioterapia dos 15 municípios de abrangência com a proposta de orientar e sensibilizar os profissionais quanto à notificação das LER/DORT

Para marcar o Dia Mundial de Combate às LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST – Registro-SP, esteve entre os dias 21 e 24 de fevereiro em visita às Unidades de Fisioterapia em cidades do Vale do Ribeira.









A equipe composta pelo Tecnólogo em Segurança do Trabalho, Úrio Dantas, a Educadora em Saúde, Bárbara Silva e o Agente de Saúde Pública, Ruann Guimarães visitou os núcleos de tratamento das cidades de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

A proposta foi orientar e sensibilizar os profissionais fisioterapeutas a notificarem os casos de LER/DORT no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, reforçando que se trata de doença ocupacional constante na Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória do Ministério da Saúde.

A Coordenadora do CEREST, Marlene Rocha, explicou a importância da ação. “A notificação informa ao poder público todos os casos de LER/DORT detectados tanto na população de trabalhadores formais como nos informais e funcionários públicos, o que auxilia no planejamento da saúde, definindo prioridades e permitindo que seja avaliado o impacto das intervenções”.

A equipe do Centro de Referência também efetuou a entrega de material informativo, fichas de notificação e camisetas da campanha.

LER/DORT

Considerados a segunda maior causa de afastamento do trabalho no país, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) englobam cerca de 30 doenças que acometem homens e mulheres em idade produtiva, sendo provocadas por atividades desenvolvidas no trabalho, como os movimentos repetitivos, a postura incorreta e a sobrecarga física e psíquica. Os principais sintomas são dor, formigamento e dormência que podem atingir mãos, punhos, braços e ombros, além de fraqueza e cansaço.

A prevenção depende do respeito com os limites do trabalhador. Entre outras coisas é preciso que se controle o ritmo de trabalho, se aumente o número de pausas durante a jornada, para que os músculos e tendões descansem e se mantenha o ambiente em condições agradáveis e adequados para o conforto do trabalhador. Se forem diagnosticadas logo no início, as LER/DORT podem ser controladas com tratamento adequado.


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “CEREST promove ação educativa do Dia Mundial de Combate às LER/DORT nas cidades do Vale do Ribeira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]