Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.
6 de março de 2017

CEREST promove ação educativa do Dia Mundial de Combate às LER/DORT nas cidades do Vale do Ribeira

,
CEREST promove ação educativa do Dia Mundial de Combate às LER/DORT nas cidades do Vale do Ribeira


A equipe de educadores visitou as Unidades de Fisioterapia dos 15 municípios de abrangência com a proposta de orientar e sensibilizar os profissionais quanto à notificação das LER/DORT

Para marcar o Dia Mundial de Combate às LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST – Registro-SP, esteve entre os dias 21 e 24 de fevereiro em visita às Unidades de Fisioterapia em cidades do Vale do Ribeira.









A equipe composta pelo Tecnólogo em Segurança do Trabalho, Úrio Dantas, a Educadora em Saúde, Bárbara Silva e o Agente de Saúde Pública, Ruann Guimarães visitou os núcleos de tratamento das cidades de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.

A proposta foi orientar e sensibilizar os profissionais fisioterapeutas a notificarem os casos de LER/DORT no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, reforçando que se trata de doença ocupacional constante na Lista Nacional de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória do Ministério da Saúde.

A Coordenadora do CEREST, Marlene Rocha, explicou a importância da ação. “A notificação informa ao poder público todos os casos de LER/DORT detectados tanto na população de trabalhadores formais como nos informais e funcionários públicos, o que auxilia no planejamento da saúde, definindo prioridades e permitindo que seja avaliado o impacto das intervenções”.

A equipe do Centro de Referência também efetuou a entrega de material informativo, fichas de notificação e camisetas da campanha.

LER/DORT

Considerados a segunda maior causa de afastamento do trabalho no país, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) englobam cerca de 30 doenças que acometem homens e mulheres em idade produtiva, sendo provocadas por atividades desenvolvidas no trabalho, como os movimentos repetitivos, a postura incorreta e a sobrecarga física e psíquica. Os principais sintomas são dor, formigamento e dormência que podem atingir mãos, punhos, braços e ombros, além de fraqueza e cansaço.

A prevenção depende do respeito com os limites do trabalhador. Entre outras coisas é preciso que se controle o ritmo de trabalho, se aumente o número de pausas durante a jornada, para que os músculos e tendões descansem e se mantenha o ambiente em condições agradáveis e adequados para o conforto do trabalhador. Se forem diagnosticadas logo no início, as LER/DORT podem ser controladas com tratamento adequado.


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “CEREST promove ação educativa do Dia Mundial de Combate às LER/DORT nas cidades do Vale do Ribeira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Google+
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]