29 de março de 2017

Caçadores que mataram onça pintada em Juquiá são enquadrados na Lei Ambiental

,


Caçadores usaram espingarda calibre 12 e 24, para matar de forma covarde a onça pintada acuada por cães de caça. Dois maiores e um menor estão envolvidos no crime que prevê multa e detenção de até um ano.

Onça Pintada morta pelos caçadores em Juquiá

Flávia Domingues
Juquiá

Acuada e cercada por cachorros a onça pintada (animal raro e precioso que se encontra na lista de extinção) foi abatida com um tiro na cara e outro no pescoço, com espingardas de calibre 12 e 24, próprias para caça, sem chance de se defender. 

O crime ambiental e contra a vida de um dos animais mais majestosos e enigmáticos da fauna brasileira, aconteceu na terça-feira da semana passada, (07/03) no período da tarde no município de Juquiá no interior da fazenda São Judas, localizada entre os bairros rurais de Iporanga e Caçula. 

A denúncia e a prova da morte do animal vieram pelas mãos dos próprios caçadores que postaram um filme logo após o abate nas redes sociais, vangloriando-se do ato ilícito. 

O filme e a notícia logo se espalharam, chegando ao conhecimento da mídia regional (rádios, TVs e jornais) que divulgaram o fato e o crime ambiental, cometido e forma covarde.    











O dono da propriedade ao saber do ocorrido, registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Juquiá no dia seguinte ao abate da onça (08/03). 

De acordo com informações do proprietário da fazenda registado no B.O, não é permitido esse tipo de prática na fazenda que tem grande extensão de Mata Atlântica nativa, o que dificulta o monitoramento, e acaba  permitindo a entrada de caçadores clandestinos, que invadem a propriedade constantemente.  

O delegado Eduardo Carvalho Gregório, da Delegacia de Juquiá, informou que os autores do crime já haviam sido identificados, sendo dois maiores e um menor que acompanhava a caçada. 

“Os autores do crime foram identificados e se apresentaram na delegacia. Eles não negaram que mataram a onça. Por conta disso já foram autuados no artigo 29 da Lei Ambiental 9.605/98 e agora estão à disposição da Justiça”, informou o delegado.

O comando da Polícia Ambiental também foi informado sobre o abate da onça. 

O Tenente Carlos André, informou que diligencias foram feitas na região da fazenda, mas não localizaram ninguém. “Tentamos buscar os responsáveis logo que ficamos sabendo, mas não foram localizados. (...) infelizmente esse tipo de ilícito é cultural na região. Fazemos campanhas, combatemos a caça ilegal, mas sempre acontece, infelizmente”, disse o Tenente.  

     

         
                  

Artigo 29 prevê multa e detenção

Figurando no topo da lista dos animais em extinção no Brasil, estima-se que no Vale do Ribeira perambulem no que resta da Mata Atlântica uma população de 180 onças pintadas, de acordo com informações do ICMbio.

Além de terem praticado o crime ambiental os caçadores também foram autuadas por porte ilegal de armas com pena prevista entre dois a quatro anos e multa, já que uma das espingardas foi modificada de forma a não ser possível identificar o registro.  

Os matadores de acordo com a lei podem pegar pena de seis meses a um ano de detenção e multa que pode chegar R$ 5 mil, pela morte da onça. Além desses crimes os caçadores também devem responder por invasão de propriedade.


Onça Parda faz ataques em Zona Rural de Jacupiranga no Vale do Ribeira


  
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Caçadores que mataram onça pintada em Juquiá são enquadrados na Lei Ambiental ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]