27 de março de 2017

A arte da conquista

,


A arte da conquista
Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP


Após quase dois anos de quedas seguidas, as micro e pequenas empresas paulistas voltaram a apresentar resultado positivo, com alta de 7,6% no faturamento em dezembro em relação a dezembro de 2015. A primeira conclusão é que o desempenho foi impulsionado pelas compras de Natal. Não podemos desprezar a influência da data, porém, na mesma comparação em anos anteriores, houve recuo no indicador. Ou seja, o dado sinaliza uma mudança no cenário.

Entretanto, é bom ter cautela: a situação econômica brasileira ainda é muito preocupante, o desemprego se mantém elevado e as famílias continuam com a renda reduzida. Portanto, é cedo para grandes comemorações. Mas já que há pessoas dispostas a ir às compras, o bom senso manda não desperdiçar o ímpeto delas de gastar. Aproveitar a oportunidade e conquistar esse público antes que ele mude de ideia é o desafio do momento.








Para sua empresa se tornar atrativa aos olhos do público, além de oferecer o indispensável (qualidade, preço, bom atendimento, ponto de venda bem montado, entre outros), é preciso conhecer mais a fundo o consumidor. Vai além de acumular informações básicas como idade, sexo, profissão etc., mas reunir uma série de variáveis que vão compor um quadro detalhado de quem ele é.

Para tanto, vale se aprofundar em alguns tópicos. Descubra o que o cliente pensa e sente, quais suas aspirações e preocupações. Descubra o que ele escuta, quem o influencia (amigos, família, colegas de trabalho). Saiba o que ele fala e faz, como age em público, qual sua aparência, como se comporta com os outros. Conheça o que ele vê, como ambiente, o que o mercado oferece. Entenda quais as dores, os medos e as frustrações dele. Saiba quais ganhos almeja, quais seus desejos e necessidades.

Se seu cliente é pessoa física, promova degustações, participe de feiras, envie e-mail marketing. Esteja presente nas redes sociais com criação de conteúdo como vídeos e dicas, não apenas expondo produtos e serviços, e interaja com o público. 

Caso o cliente seja pessoa jurídica, vá atrás dele em feiras, associações, sindicatos e internet. Descubra quem decide, elabore um roteiro de abordagem e faça uma boa apresentação. Outro fator importante é treinar a equipe, pois ela é fundamental no contato
com o externo.

O pulo do gato é estabelecer um relacionamento com o cliente. É o que faz a diferença entre uma simples venda pontual e algo duradouro. Essa proximidade contribui para a imagem positiva do seu negócio e funciona como propagador do seu nome no mercado.


Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “A arte da conquista”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]