26 de fevereiro de 2017

Primeira impressão

,


Primeira impressão


Dizem os entendidos que a primeira impressão é a que fica para sempre. No caso que vou relatar deduzo que ela mostrou-se altamente diferenciada no aspecto de cuidado e respeito humanos. 

Logo no primeiro dia de estágio naquele hospital, em Tóquio – Japão, a jovem doutora nissei brasileira foi muito bem recebida e até me escreveu sobre sua experiência ímpar naquela chegada. No seu relato incluiu sua primeira impressão. Pedi-lhe permissão para contar aqui.








Como esperado, o renomado professor preceptor mostrou-se extremamente polido e muito atencioso em sua recepção ao hospital onde deveria permanecer em estágio prolongado. Deu para perceber, disse-me a doutora, que por trás do diferenciado tratamento pessoal havia um rigorismo extremo nos cuidados com os pacientes lá internados. Foi excelente primeira impressão, confirmada posteriormente por ela pelo que observou e aprendeu. Sua primeira lição, entretanto, foi enigmática.

Logo no primeiro dia no hospital a médica estagiária foi convocada para passar visita aos pacientes da enfermaria, no final da jornada, quase noite. Era rotina do professor com seus médicos assistentes. No horário determinado, iniciou-se a visita, andando todos juntos, de leito a leito, de um quarto a outro, em silêncio respeitoso, resguardados apenas os relatos médicos, em voz baixa, junto aos respectivos pacientes. O professor comandava a sequência.

Foi entre o segundo e o terceiro paciente visitado que o professor voltou-se à médica e pediu-lhe que retornasse à sala dele e lá aguardasse até a visita terminar. A médica não entendeu a razão. Não havia se manifestado, entendia bem o idioma e não viu o motivo da recomendação súbita. Obedeceu.

Mais tarde, de volta à sua sala, o professor muito educadamente pediu-lhe que no dia seguinte trocasse seus sapatos, pois aqueles saltos que usava faziam muito ruído ao andar e aquilo poderia incomodar os pacientes. Só então ela entendeu a ordem recebida, o que confirmava a primeira impressão que tivera do refinado e ético professor.

Concluo que decibéis, entre outros cuidados médicos essenciais, também definem qualidade, especialmente quando o assunto é dor e sofrimento humanos...

Francisco Habermann, médico e professor da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Primeira impressão”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]