14 de fevereiro de 2017

Otimismo na medida

,


Paulo Skaf Presidente do SEBRAE-SP


Há quase um ano, quando afirmei pela primeira vez que a confiança estava voltando a tomar conta do Brasil, muitos acreditavam que era excesso de otimismo. Na verdade, era uma crença, na medida certa, na competência e na garra dos brasileiros que constroem esta Nação.

E os dados que Sebrae-SP divulga nesta semana demonstram que a leitura estava certa. Após amargar quase dois anos de caixa no vermelho, os pequenos empresários paulistas mantiveram a expectativa positiva quanto à economia e à sua atividade ao longo de todo 2016. Mais que esperar, trabalharam para não encerrar as portas e, com elas, o sonho de construir um negócio de sucesso.









Em dezembro veio a resposta: expansão de 7,6% no faturamento real sobre dezembro de 2015, interrompendo uma série de 23 meses de quedas na receita. Foi a maior taxa registrada num mês de dezembro desde 2010. Na comparação com novembro, o aumento foi maior: 10,3%. Com isso, em 2016, a receita total dos pequenos negócios foi de quase R$ 600 bilhões.

A injeção de recursos – pequenos negócios totalizaram quase R$ 600 bilhões em 2016 – teve reflexo imediato nas expectativas dos empresários: 40% acreditam que a economia vai continuar evoluindo bem nos próximos seis meses (em janeiro de 2015, apenas 18% acreditavam nisto) e 35% esperam aumento da receita, contra 22% que apostavam nisto em janeiro de 2015. Este é o nono mês consecutivo de otimismo na base do setor produtivo.

Para que este momento se replique por muitos outros meses e o lucro comece a aparecer, é a hora de preparar-se mais e melhor. Nesta semana, os empresários e futuros empreendedores terão a oportunidade de vivenciar as melhores práticas de gestão e conhecer ótimas oportunidades de negócios durante a Feira do Empreendedor 2017 do Sebrae-SP, que acontece de 18 a 21 de fevereiro.

O maior evento de empreendedorismo do Brasil cresceu: são 40 mil metros quadrados de área, 440 expositores, centenas de palestras e oficinas, 150 mesas de orientação e consultoria. Além da possibilidade de conhecer as tendências em inovação, comércio internacional, financiamento.  Tudo gratuito e focado nas necessidades dos pequenos negócios e futuros empreendedores.

Após o término da feira, todo este conteúdo está acessível na rede de atendimento do Sebrae-SP, seja de forma presencial, em mais de 120 pontos de atendimento, ou virtual, via 0800, portal, chats, ensino a distância, mídias sociais.
Sabemos que para realizar bem o projeto do negócio próprio não basta confiar e ter competência técnica e gerencial. É preciso que o ambiente para empreender esteja mais amigável.

Já foram dados passos importantes, como a redução dos gastos públicos, o encaminhamento das reformas previdenciária e trabalhista, a atualização do Simples. Porém, é preciso mais para reverter o quadro lastimável apontado no relatório do Banco Mundial, Doing Business 2016, que coloca o Brasil no 123º lugar (de 190 posições) do ranking. Nossas piores notas foram para o item pagamento de impostos (181º lugar) e burocracia (175º lugar).

Em 2017, vou trabalhar, na medida, para que os pequenos negócios fechem as contas no azul e que o Brasil dê sinal verde para os empreendedores que produzem e empregam. Essa é nossa crença.

Paulo Skaf
Presidente do SEBRAE-SP
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Otimismo na medida”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]