Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.
17 de fevereiro de 2017

OFICINAS DE TRANSMISSÃO DE SABER DA AAPCI, FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL “IGUAPE VERÃO 2017”

,


OFICINAS DE TRANSMISSÃO DE SABER DA AAPCI, FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL “IGUAPE VERÃO 2017”

A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape — AAPCI, em parceria com a prefeitura de Iguape, ofereceu, nos finais de semana durante o Festival “Iguape Verão 2017”, oficinas de transmissão de saber, shows e comida tradicional caiçara no Mercado de Artesanato e Cultura.

OFICINAS DE TRANSMISSÃO DE SABER DA AAPCI, FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL “IGUAPE VERÃO 2017”
Em continuidade as atividades do projeto Gerando renda, motivando cidadãos, a AAPCI em parceria com o Departamento de Cultura, Turismo, Eventos e Esportes da prefeitura de Iguape, idealizou uma programação especial de verão.








Durante o Festival “Iguape Verão 2017”, no Mercado de Artesanato e Cultura, houve além de oficinas de artesanato, shows, exposições, lançamento de livro e a tradicional comida caiçara no “Cantinho Caiçara”.

OFICINAS CURTAS, MAS PRÁTICAS – As oficinas começaram no dia 19 de janeiro e foram até o dia 4 de fevereiro, como conta o artesão e associado da AAPCI, Nelson Akyo Nishidate:

“Eu fui convidado para fazer duas oficinas para o Festival “Iguape Verão 2017”; e iniciei a programação com a oficina de tear em papelão. Como eu trabalho com cartonagem e sou muito curioso, eu pesquisei sobre o tear de papelão e ministrei duas oficinas. As oficinas foram pequenos workshops de apenas duas horas cada e foram apresentadas de uma maneira rápida, prática, fácil e econômica”, diz o artesão. “Com o tear em papelão, as pessoas podem trabalhar com qualquer tipo de papelão desde que seja firme e o resultado é praticamente o mesmo que usar um tear normal”, explica Nelson. 

“Além da oficina de tear, nós tivemos, com outros artesãos, oficinas de: artesanato com fibra de bananeira, de flores com reaproveitamento de coador de café de papel, de pintura, de trançado de taboa e encerramos a programação das oficinas, no dia 4 de fevereiro, com a de Trançado em Cipó com o artesão José Roberto”, finaliza.

Além destas oficinas, houve também no dia 28 de janeiro o show do músico Packaw, no domingo 29, a tarde de autógrafo do livro “Noite Anã” do escritor Oswaldo Matsuda no Cantinho Caiçara e as apresentações de Maracatu com o Grupo Princesa do Litoral e da Orquestra Os Ribeirinhas Metais & Percussão no dia 4 de fevereiro.

Cantinho Caiçara, uma mais nova opção – Instalado no prédio da AAPCI, no Mercado de Artesanato e Cultura foi criado o Cantinho Caiçara – um local para se degustar as iguarias da culinária caiçara em Iguape e Ilha Comprida.

A artesã e associada da AAPCI Cida Pavarina aprendeu os pratos tradicionais da culinária caiçara após fazer a Oficina de Culinária Tradicional Caiçara com Cleide Carneiro pelo Projeto Gerando renda, motivando cidadãos, realizada em novembro passado e, junto com a artesã Taty, idealizou o Cantinho Caiçara, onde oferecem desde as porções mais simples como a manjuba frita, iscas de peixe e camarão empanado, como as porções especiais do cheff, com o irresistível casadinho de manjuba, moqueca de manjuba, bolinho de peixe, mandiocalho (mandioca cremosa) e outras porções deliciosas. Com uma visão incrível do Mar Pequeno, juntamente com a degustação dos deliciosos pratos, é possível apreciar a beleza natural da paisagem e vislumbrar uma série de pássaros da região como: o Guará Vermelho, o Colhereiro, o Frango D´água, Garças, Biguás, Martins Pescadores entre outros.

Além deste extenso cardápio, para aqueles que quiserem algo especial, é possível, também, agendar previamente pratos mais sofisticados da culinária caiçara, como o Arroz Lambe-Lambe, Tainha Recheada, Peixe na Folha de Bananeira, Paella e outros.
O Cantinho Caiçara é localizado no Mercado de Artesanato e Cultura (antigo CITUR) na baixada do Mar Pequeno na Avenida: Princesa Isabel, 708 e funciona às sextas, sábados e domingos a partir das 12:00 horas.

Inscrições e informações:
Os interessados em participar das palestras e oficinas do Projeto Gerando renda, motivando cidadãos e podem entrar em contato pessoalmente no Mercado de Artesanato e Cultura ou pelo telefone: (13) 3841-1016. As inscrições são gratuitas, mas limitadas.

O projeto Gerando renda, motivando cidadãos, é coordenado e executado pela Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape – AAPCI, com o patrocínio da Petrobras.


A Petrobras, por meio do PPSA, patrocina 13 projetos sociais do litoral paulista, incluindo o Vale do Ribeira. O investimento é de R$ 3,8 milhões, no período de dois anos, para iniciativas dos municípios de Iguape, Ubatuba, Cananéia, Ilhabela, Peruíbe, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. No estado de São Paulo, a seleção pública contemplou 32 projetos socioambientais de 26 cidades paulistas, somando R$ 9,2 milhões em investimentos.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “OFICINAS DE TRANSMISSÃO DE SABER DA AAPCI, FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL “IGUAPE VERÃO 2017””

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Google+
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]