17 de fevereiro de 2017

OFICINAS DE TRANSMISSÃO DE SABER DA AAPCI, FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL “IGUAPE VERÃO 2017”

,


OFICINAS DE TRANSMISSÃO DE SABER DA AAPCI, FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL “IGUAPE VERÃO 2017”

A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape — AAPCI, em parceria com a prefeitura de Iguape, ofereceu, nos finais de semana durante o Festival “Iguape Verão 2017”, oficinas de transmissão de saber, shows e comida tradicional caiçara no Mercado de Artesanato e Cultura.

OFICINAS DE TRANSMISSÃO DE SABER DA AAPCI, FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL “IGUAPE VERÃO 2017”
Em continuidade as atividades do projeto Gerando renda, motivando cidadãos, a AAPCI em parceria com o Departamento de Cultura, Turismo, Eventos e Esportes da prefeitura de Iguape, idealizou uma programação especial de verão.








Durante o Festival “Iguape Verão 2017”, no Mercado de Artesanato e Cultura, houve além de oficinas de artesanato, shows, exposições, lançamento de livro e a tradicional comida caiçara no “Cantinho Caiçara”.

OFICINAS CURTAS, MAS PRÁTICAS – As oficinas começaram no dia 19 de janeiro e foram até o dia 4 de fevereiro, como conta o artesão e associado da AAPCI, Nelson Akyo Nishidate:

“Eu fui convidado para fazer duas oficinas para o Festival “Iguape Verão 2017”; e iniciei a programação com a oficina de tear em papelão. Como eu trabalho com cartonagem e sou muito curioso, eu pesquisei sobre o tear de papelão e ministrei duas oficinas. As oficinas foram pequenos workshops de apenas duas horas cada e foram apresentadas de uma maneira rápida, prática, fácil e econômica”, diz o artesão. “Com o tear em papelão, as pessoas podem trabalhar com qualquer tipo de papelão desde que seja firme e o resultado é praticamente o mesmo que usar um tear normal”, explica Nelson. 

“Além da oficina de tear, nós tivemos, com outros artesãos, oficinas de: artesanato com fibra de bananeira, de flores com reaproveitamento de coador de café de papel, de pintura, de trançado de taboa e encerramos a programação das oficinas, no dia 4 de fevereiro, com a de Trançado em Cipó com o artesão José Roberto”, finaliza.

Além destas oficinas, houve também no dia 28 de janeiro o show do músico Packaw, no domingo 29, a tarde de autógrafo do livro “Noite Anã” do escritor Oswaldo Matsuda no Cantinho Caiçara e as apresentações de Maracatu com o Grupo Princesa do Litoral e da Orquestra Os Ribeirinhas Metais & Percussão no dia 4 de fevereiro.

Cantinho Caiçara, uma mais nova opção – Instalado no prédio da AAPCI, no Mercado de Artesanato e Cultura foi criado o Cantinho Caiçara – um local para se degustar as iguarias da culinária caiçara em Iguape e Ilha Comprida.

A artesã e associada da AAPCI Cida Pavarina aprendeu os pratos tradicionais da culinária caiçara após fazer a Oficina de Culinária Tradicional Caiçara com Cleide Carneiro pelo Projeto Gerando renda, motivando cidadãos, realizada em novembro passado e, junto com a artesã Taty, idealizou o Cantinho Caiçara, onde oferecem desde as porções mais simples como a manjuba frita, iscas de peixe e camarão empanado, como as porções especiais do cheff, com o irresistível casadinho de manjuba, moqueca de manjuba, bolinho de peixe, mandiocalho (mandioca cremosa) e outras porções deliciosas. Com uma visão incrível do Mar Pequeno, juntamente com a degustação dos deliciosos pratos, é possível apreciar a beleza natural da paisagem e vislumbrar uma série de pássaros da região como: o Guará Vermelho, o Colhereiro, o Frango D´água, Garças, Biguás, Martins Pescadores entre outros.

Além deste extenso cardápio, para aqueles que quiserem algo especial, é possível, também, agendar previamente pratos mais sofisticados da culinária caiçara, como o Arroz Lambe-Lambe, Tainha Recheada, Peixe na Folha de Bananeira, Paella e outros.
O Cantinho Caiçara é localizado no Mercado de Artesanato e Cultura (antigo CITUR) na baixada do Mar Pequeno na Avenida: Princesa Isabel, 708 e funciona às sextas, sábados e domingos a partir das 12:00 horas.

Inscrições e informações:
Os interessados em participar das palestras e oficinas do Projeto Gerando renda, motivando cidadãos e podem entrar em contato pessoalmente no Mercado de Artesanato e Cultura ou pelo telefone: (13) 3841-1016. As inscrições são gratuitas, mas limitadas.

O projeto Gerando renda, motivando cidadãos, é coordenado e executado pela Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape – AAPCI, com o patrocínio da Petrobras.


A Petrobras, por meio do PPSA, patrocina 13 projetos sociais do litoral paulista, incluindo o Vale do Ribeira. O investimento é de R$ 3,8 milhões, no período de dois anos, para iniciativas dos municípios de Iguape, Ubatuba, Cananéia, Ilhabela, Peruíbe, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. No estado de São Paulo, a seleção pública contemplou 32 projetos socioambientais de 26 cidades paulistas, somando R$ 9,2 milhões em investimentos.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “OFICINAS DE TRANSMISSÃO DE SABER DA AAPCI, FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL “IGUAPE VERÃO 2017””

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]