16 de fevereiro de 2017

Livro sobre raias de água doce da América do Sul teve colaboração dos Pesquisadores da Unesp de Registro-SP

,
Livro sobre raias de água doce da América do Sul teve colaboração dos Pesquisadores da Unesp de Registro-SP


No âmbito do Plano Operacional Anual (2016) do Programa de Biologia da Conservação do Instituto de Investigação de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt - IAvH, teve lugar a iniciativa “Raias de água doce (Potamotrygonidae) da América do Sul. Parte II: Colômbia, Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina”, que resultou na publicação de uma obra com o mesmo nome.

Esse projeto faz parte de uma linha de trabalho de longo prazo sobre recursos aquáticos e pesqueiros da América do Sul, cujo processo editorial foi liderado pelo IAvH da Colômbia e três universidades brasileiras: Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Universidade de São Paulo - USP e Universidade Estadual Paulista - Unesp. 








Neste último caso, quatro docentes da Unesp estiveram envolvidos na publicação, contribuindo com um capítulo do livro sobre as espécies de raias da bacia do Alto Paraná: Vidal Haddad Jr. da Faculdade de Medicina de Botucatu, Virgínia Sanches Uieda do Instituto de Biociências de Botucatu, Otto Bismarck Fazzano Gadig do Instituto de Biociências de São Vicente e Domingos Garrone Neto do Câmpus Experimental de Registro-SP. 

Domingos também foi um dos editores do livro, destacando que “a publicação demonstra a importância do trabalho em rede, especialmente com a integração de diversas instituições nacionais e internacionais de pesquisa”.

O projeto contou com a participação de 67 pesquisadores que forneceram informações para o documento, vinculados a 32 organizações (universidades, ONGs, autoridades de pesca, entre outros), em sete países. 

O livro é a continuação de uma iniciativa de alguns anos atrás (2012), quando vários países da área de distribuição da família Potamotrygonidae decidiram juntar-se ao verificar como esse recurso estava em declínio ou que ele era praticamente desconhecido. 

Este grupo tem uma grande importância principalmente como recurso pesqueiro ornamental, mas também é usado como alimento, na pesca esportiva e tem um impacto sobre a saúde pública.

Para mitigar a possível sobreexplotação de algumas espécies, tornou-se necessário regular o comércio e tentar transformar a pesca ornamental de raias em uma atividade sustentável. 

Portanto, a partir de 2012, o IAvH com vários países propuseram a inclusão de diversas espécies de Potamotrygonidae no Apêndice III da CITES (“Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora”).

Uma das limitações desta proposta, e que fez com que a mesma não avançasse desde seu início, foi a falta de informações sobre as espécies. Assim, em resposta imediata a esta limitação, o IAvH convocou os países parceiros da proposta CITES e elencou duas tarefas como prioritárias: 1) a compilação de informações que existiam até o momento e 2) a obtenção de novas informações sobre as espécies. 

A compilação de informações que existia na época foi publicada em 2013 no livro: “Raias de água doce (Potamotrygonidae) da América do Sul. Parte I: Colômbia, Venezuela, Equador Peru, Brasil, Guiana, Suriname e Guiana Francesa: diversidade, bioecologia, uso e conservação”. 

Agora, depois de quatro anos e levando em conta as novas informações, reuniram-se novamente os pesquisadores dos países onde estão distribuídas estas espécies, para esta nova publicação.

A obra está disponível no formato PDF e pode ser baixada gratuitamente em:
https://www.researchgate.net/profile/Domingos_Garrone_Neto


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Livro sobre raias de água doce da América do Sul teve colaboração dos Pesquisadores da Unesp de Registro-SP”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]