Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.
16 de fevereiro de 2017

Livro sobre raias de água doce da América do Sul teve colaboração dos Pesquisadores da Unesp de Registro-SP

,
Livro sobre raias de água doce da América do Sul teve colaboração dos Pesquisadores da Unesp de Registro-SP


No âmbito do Plano Operacional Anual (2016) do Programa de Biologia da Conservação do Instituto de Investigação de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt - IAvH, teve lugar a iniciativa “Raias de água doce (Potamotrygonidae) da América do Sul. Parte II: Colômbia, Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina”, que resultou na publicação de uma obra com o mesmo nome.

Esse projeto faz parte de uma linha de trabalho de longo prazo sobre recursos aquáticos e pesqueiros da América do Sul, cujo processo editorial foi liderado pelo IAvH da Colômbia e três universidades brasileiras: Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Universidade de São Paulo - USP e Universidade Estadual Paulista - Unesp. 








Neste último caso, quatro docentes da Unesp estiveram envolvidos na publicação, contribuindo com um capítulo do livro sobre as espécies de raias da bacia do Alto Paraná: Vidal Haddad Jr. da Faculdade de Medicina de Botucatu, Virgínia Sanches Uieda do Instituto de Biociências de Botucatu, Otto Bismarck Fazzano Gadig do Instituto de Biociências de São Vicente e Domingos Garrone Neto do Câmpus Experimental de Registro-SP. 

Domingos também foi um dos editores do livro, destacando que “a publicação demonstra a importância do trabalho em rede, especialmente com a integração de diversas instituições nacionais e internacionais de pesquisa”.

O projeto contou com a participação de 67 pesquisadores que forneceram informações para o documento, vinculados a 32 organizações (universidades, ONGs, autoridades de pesca, entre outros), em sete países. 

O livro é a continuação de uma iniciativa de alguns anos atrás (2012), quando vários países da área de distribuição da família Potamotrygonidae decidiram juntar-se ao verificar como esse recurso estava em declínio ou que ele era praticamente desconhecido. 

Este grupo tem uma grande importância principalmente como recurso pesqueiro ornamental, mas também é usado como alimento, na pesca esportiva e tem um impacto sobre a saúde pública.

Para mitigar a possível sobreexplotação de algumas espécies, tornou-se necessário regular o comércio e tentar transformar a pesca ornamental de raias em uma atividade sustentável. 

Portanto, a partir de 2012, o IAvH com vários países propuseram a inclusão de diversas espécies de Potamotrygonidae no Apêndice III da CITES (“Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora”).

Uma das limitações desta proposta, e que fez com que a mesma não avançasse desde seu início, foi a falta de informações sobre as espécies. Assim, em resposta imediata a esta limitação, o IAvH convocou os países parceiros da proposta CITES e elencou duas tarefas como prioritárias: 1) a compilação de informações que existiam até o momento e 2) a obtenção de novas informações sobre as espécies. 

A compilação de informações que existia na época foi publicada em 2013 no livro: “Raias de água doce (Potamotrygonidae) da América do Sul. Parte I: Colômbia, Venezuela, Equador Peru, Brasil, Guiana, Suriname e Guiana Francesa: diversidade, bioecologia, uso e conservação”. 

Agora, depois de quatro anos e levando em conta as novas informações, reuniram-se novamente os pesquisadores dos países onde estão distribuídas estas espécies, para esta nova publicação.

A obra está disponível no formato PDF e pode ser baixada gratuitamente em:
https://www.researchgate.net/profile/Domingos_Garrone_Neto


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Livro sobre raias de água doce da América do Sul teve colaboração dos Pesquisadores da Unesp de Registro-SP”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Google+
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]