14 de fevereiro de 2017

Como curtir o carnaval com energia e saúde

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Como curtir o carnaval com energia e saúde
Docente do Senac Registro-SP explica os cuidados essenciais para não sofrer os efeitos nocivos dos excessos


Enquanto alguns pensam em aproveitar o carnaval apenas para relaxar, muita gente planeja dias de intensa folia na maior festa popular do país. Mas é importante lembrar que cuidados com o corpo e a saúde são essenciais para não sofrer os efeitos nocivos dos excessos cometidos em nome da alegria. Para garantir a diversão, Juliana Minguetti, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Registro, dá dicas úteis para quem quer curtir o carnaval ao máximo e sair dele inteiro, com aquele gostinho de que valeu a pena!









Uma pessoa comum, segundo Juliana, pode ter um gasto energético de 350 calorias por hora enquanto “vai atrás do trio elétrico”. Perda considerável, mas ainda menor que um passista de escola de samba, que chega a queimar até 3 quilos por desfile. O problema é que grande parte do que se perde não é gordura, mas sim água e sais minerais. “Por isso os atletas da alegria devem ter o cuidado de repor as energias com alimentos saudáveis e a ingestão adequada de líquidos”, orienta a docente.

“A alimentação recomendada por nutricionistas inclui frutas, verduras e equilíbrio nas guloseimas”, diz Juliana, que aconselha atenção especial para quem gosta de bebidas alcoólicas. “Além de calórico, o álcool também é uma das causas de desidratação. O corpo desidratado e sobrecarregado das atividades físicas pode apresentar sinais de exaustão e comprometer a festa”, avisa.

De acordo com a docente, uma dieta leve e equilibrada evita a inconveniente ressaca. “Intercalar água e isotônicos aos petiscos e bebidas também ajuda a manter a disposição”, orienta. Outro fator importante é o sono. Dormir pelo menos sete horas por dia repõe as energias, evita lesões musculares e é fundamental para manter o bom humor.


Sucos detox, chás e escalda-pés

Ainda para repor líquidos e sais minerais, Juliana aconselha sucos hidratantes e os famosos detox, compostos de folhas verdes (couve, aipo, clorofila, hortelã e erva cidreira), frutas cítricas e estimulantes naturais (gengibre, guaraná, ginseng e abacaxi). “Os chás também contribuem: chá verde, chá mate, hibisco ou ainda um estimulante chá de gengibre, cravo e canela!”, sugere.

Descansar e revigorar pés e pernas é outra providência útil para quem quer aproveitar os quatro dias de festa. Uma boa dica da docente do Senac Registro para relaxar entre uma folia e outra é o escalda-pés, que alivia as tensões e promove um “up” na vitalidade.

Ela ensina: “Numa bacia com dois litros de água morna, adicione um pouco de sais de banho ou um punhado de sal grosso e um aroma agradável e energizante de alecrim (alguns galhos ou duas gotas de óleo essencial), por exemplo, e mantenha os pés mergulhados por 10 minutos. Outros óleos essenciais muito bons para os pés são lavanda e tea tree. Outra dica é utilizar antissépticos e hidratantes, que evitam ressecamento e proliferação de bactérias”.

Cuide da pele!

Os cuidados com a pele não podem sair de férias ou será necessário o resto do ano para recuperá-la dos danos do carnaval. Juliana lembra que produtos que animam a festa podem causar reações alérgicas e irritar a pele. “Alguns vilões como o spray de espuma, os confetes e a maquiagem carregada, misturados ao suor excessivo, podem resultar em dermatites e irritações oculares”, avisa.

Uma dica importante é o cuidado com a maquiagem. “Jamais durma maquiada”, alerta Juliana. “Guarde um pouquinho de energia para quando chegar em casa tomar um bom banho e remover adequadamente os resíduos da pintura. Caso contrário, além do ‘olho de panda’, causado pelos restos de rímel, a pele sufocada pela maquiagem pode responder com obstrução dos poros e doloridas espinhas internas”, explica.

Praia e sol

Na praia o cuidado deve ser redobrado, e o protetor solar é indispensável. “Com o excesso de suor e maior exposição ao sol, o recomendado é que o protetor seja reaplicado a cada duas horas, mesmo nos dias nublados. No Vale do Ribeira, o índice de radiação solar UV chega aos níveis máximos e isso ocorre também em dias nublados e chuvosos. Toda atenção é necessária, principalmente com quem tem a pele mais sensível, como crianças e idosos”, alerta a docente do Senac Registro.

Além da incômoda ardência, a exposição ao sol pode causar descamação e manchas, sem falar nas dermatites e no risco de câncer de pele. Juliana lembra que os efeitos nocivos são cumulativos e aos poucos evidenciam o envelhecimento precoce da pele, com manchas, rugas e vincos. “A perda da elasticidade leva à opacidade da pele, que perde o viço e dá sinais de desidratação e aspereza”, explica.

Isso não significa, no entanto, que a gente deva fugir do sol o tempo todo. “Ele nos traz vitalidade e bem-estar, otimiza a produção de vitamina D, fortalece o sistema imunológico e também os ossos”, lembra Juliana. “Mas é preciso evitar os horários de maior incidência dos raios UV, que são os verdadeiros vilões. O ideal é aproveitar o sol nos momentos mais amenos, evitando se expor das 10 às 16 horas”, recomenda.

O calor intenso também pede atenção na reposição de líquidos. “A água de coco é sempre bem-vinda, além dos imprescindíveis 2 a 3 litros de água por dia”, conclui a docente do Senac Registro.


Serviço
Senac Registro
EndereçoRua Teiti Koki, 105 - Vila Flórida, Registro/SP
Telefone: (13) 3828-1300


Fevereiro/2017
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