14 de fevereiro de 2017

CODIVAR discute destinação de Resíduos Sólidos em São Paulo

,
CODIVAR discute destinação de Resíduos Sólidos em São Paulo

Prefeitos e representantes de 16 municípios estiveram reunidos com o secretário estadual de Meio Ambiente Ricardo Salles

Em reunião realizada na quarta-feira (08/02) na capital, prefeitos e representantes de 16 cidades associadas ao CODIVAR (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul) estiveram reunidos com o secretário estadual de Meio Ambiente Ricardo Salles, que liderou a reunião junto com presidente do consórcio e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.








Na pauta, a política "Lixões Zero no Estado", implantada pelo Governo paulista em 2015, que objetiva fortalecer as ações dos municípios na destinação dos Resíduos Sólidos, com o fechamento de qualquer tipo de depósito conhecido como lixões até o dia 31 de dezembro de 2018.

O subsecretário da Casa Civil, Mário Sérgio Matsumoto, representou o secretário Samuel Moreira. O engenheiro Geraldo Amaral representou a Cetesb na reunião.

"Planejamos a audiência para auxiliar as cidades a encontrar uma saída viável para esta importante questão ambiental. É nossa meta estreitar os laços entre os prefeitos e os secretários de Estado", afirmou na abertura de reunião o presidente do CODIVAR Marco Aurélio.

As autoridades presentes apresentaram um panorama da situação de cada município. Em todos os casos, o secretário Ricardo Salles orientou sua equipe a dar celeridade aos pedidos dos prefeitos, como a reivindicação das cidades de Apiaí e Itaóca, que já irão assinar convênios para a aquisição de uma máquina retroescavadeira, necessária na manipulação e transbordo de resíduos.


O presidente do CODIVAR, Marco Aurélio, propôs a celebração de convênio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com os municípios a fim de promover estudos visando à implantação de Plano de Gestão de Resíduos Sólidos em cada cidade do Vale do Ribeira.

Com base na proposta de Marco Aurélio, o pedido do prefeito de Miracatu Ezigomar Pessoa foi prontamente atendido e a Prefeitura receberá recursos no valor de R$ 120.000,00 para projeto de estudo de solo de uma área reservada para receber um aterro sanitário. A cidade de Cananéia igualmente será beneficiada, mas com recursos para o transporte de resíduos recolhidos na Ilha do Cardoso.

Ricardo Salles sugeriu providências em conjunto em duas frentes: Alto Vale e Baixo Vale, com duas plantas (aterros sanitários) a serem implantados com apoio e celeridade por parte do Governo do Estado.

Outra ação importante na reunião foi a apresentação pelo CODIVAR da proposta de formação de Parceria Público Privada (PPP) com a empresa cimenteira Intercement, objetivando a instalação de fornos de incineração de lixo no Vale do Ribeira, que poderá atender a todas as cidades consorciadas.

Além do prefeito de Itanhaém, participaram do encontro o prefeito de Itariri Dinamércio Peroni; de Pedro de Toledo Eliazar Junior; de Miracatu Ezigomar Pessoa; de Cajati Lucival Cordeiro; de Eldorado Durval de Moraes; de Itaóca Frederico Batista; de Registro Gilson Fantin; de Iporanga Walmir da Silva e de Apiaí Luciano Polazecki. Também estiveram presentes secretários municipais de Meio Ambiente de mais seis municípios associados ao Codivar.






Comentários
0 Comentários
0 comentários to “CODIVAR discute destinação de Resíduos Sólidos em São Paulo”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]