3 de janeiro de 2017

Educação Sem Escola

,
Educação Sem Escola

Educação é um tema essencial. Quem concorda com essa frase precisa assistir ao filme 'Capitão Fantástico'. Nele, Ben e seus seis filhos vivem uma prática cotidiana de exercícios físicos e atividades intelectuais distantes da escola tradicional. A morte da mãe, porém, os leva a retornarem para a chamada civilização e os conflitos são inevitáveis.

No Brasil, onde se discute a Escola Sem Partido, movimento que alega defender a 'educação sem doutrinação', o filme traz ao debate a Educação Sem Escola, algo proibido por aqui, porque pais ou responsáveis são obrigados por lei a garantir que seus filhos entre 4 e 17 anos frequentem uma escola, pública ou privada.









Mas há alternativas consagradas no exterior. A mais conhecida é a homeschooling, ensino doméstico, gerido e validado pos alguns Estados dos EUA em que a criança precisa comprovar periodicamente os conhecimentos adquiridos. Os defensores da ideia lembram que a célebre antropóloga Margaret Mead, por exemplo, estudou em casa.

O filme aponta vantagens e desvantagens desse tipo de educação e mostra uma variável fundamental: como ela é feita. Há ainda experiências de modelos mistos, entre o tradicional e o domiciliar, a discutir. Se parte dessas variantes for colocada em pauta, assistir ao filme já terá valido a pena.

Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais e Assessor de Comunicação e Imprensa da Unesp


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Educação Sem Escola”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]