9 de janeiro de 2017

Duas perdas na História da Arquitetura e do Urbanismo

,


Duas perdas na História da Arquitetura e do Urbanismo
James Ackerman (São Francisco 1919 - Cambridge 2016)


Durante a pausa do fim de ano e o início de 2017, dois grandes protagonistas da História da Arquitetura e do Urbanismo partiram: o norte americano James Ackerman (São Francisco 1919 - Cambridge 2016) e o italiano Leonardo Benevolo (Orta 1923 - Cellatica 2017). 

Duas perdas na História da Arquitetura e do Urbanismo
italiano Leonardo Benevolo (Orta 1923 - Cellatica 2017). 

Como o pior da morte para um grande mestre não parece ser a mera passagem ao Hades, mas sim seu esquecimento, ocorre colher a ocasião para lembrar suas trajetórias, aprofundar suas ideias, reler seus livros e suas obras, que decisivamente fizeram parte da vida cultural e política de um longo percurso e codificação – mas também de crises – das duas disciplinas.










Ackerman nasceu em San Francisco em 1919, começando seu percurso na História da Arte e da Arquitetura em Yale e na New York University, com Henri Focillon, Erwin Panofsky e Richard Krautheimer.

Seu fascínio pela Itália, ao servir o Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, levou-o mais tarde a ser um grande especialista e a publicar trabalhos de muito relevo em Teoria da Arte e Arquitetura do Renascimento, abrindo novos horizontes ao estudar sobre Michelangelo e depois sobre Palladio, em seu livro publicado em 1966.

Foi membro da Royal Academy of Arts, do Centro Internacional de Estudos Arquitetônicos de Vicenza, do Ateneo Veneto e da Accademia di San Luca em Roma. Foi professor Honoris Causa do IUAV di Venezia e Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana.

Leonardo Benevolo nasceu em 1923 em Orta, na província de Novara, passando a viver em Roma no início dos anos quarenta.

As suas experiências como historiador ou como arquiteto e urbanista formam um espectro que se estende por toda a segunda metade do século XX.
Seus livros sobre a história da cidade, dentre os quais o famoso “As origens do Urbanismo Moderno”, são manuais indispensáveis para qualquer pessoa envolvida nessas disciplinas.

Em recente entrevista ele afirmou: "Meu trabalho é arquitetura", acrescentando que a arquitetura pode ser feita de várias maneiras: através da concepção de edifícios, desenho de planos, ensino, colaborando na elaboração de leis, escrevendo livros.

Seu trabalho com planos urbanísticos encontram-se principalmente em Brescia, mas também pode ser encontrado em Urbino, Palermo e em outras cidades.

A sua atividade acadêmica começa como assistente di Storia dell’architettura na Università di Roma, de 1947 a 1955. Tornando-se depois professor de Storia dell’architettura na Università di Roma, Firenze, Venezia e Palermo, durante o período de 1955 a 1977; foi visiting lecturer nas universidades de Yale (New Haven) em 1969 e 1970, na Columbia (New York) em 1982, Caracas (Venezuela) em 1968 e 1972, Teheran em 1971, Rio de Janeiro em 1980 e Hosei (Tokyo) em 1986; atuando também como professor de Storia del territorio na Accademia di architettura dell’università della Svizzera Italiana de 1996 a 2003.

Apesar de grande parte do conjunto da obra ter sido pouco traduzido para o português, os escritos de ambos os mestres são conhecidos e fazem parte da bibliografia clássica dos currículos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

Adalberto da Silva Retto Júnior atua como Professor na Universidade Estadual Paulista Unesp. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e pelo Departamento de História da Arquitetura e Urbanismo do Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (2003).
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Duas perdas na História da Arquitetura e do Urbanismo”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]