9 de janeiro de 2017

Duas perdas na História da Arquitetura e do Urbanismo

,
Duas perdas na História da Arquitetura e do Urbanismo
James Ackerman (São Francisco 1919 - Cambridge 2016)


Durante a pausa do fim de ano e o início de 2017, dois grandes protagonistas da História da Arquitetura e do Urbanismo partiram: o norte americano James Ackerman (São Francisco 1919 - Cambridge 2016) e o italiano Leonardo Benevolo (Orta 1923 - Cellatica 2017). 

Duas perdas na História da Arquitetura e do Urbanismo
italiano Leonardo Benevolo (Orta 1923 - Cellatica 2017). 

Como o pior da morte para um grande mestre não parece ser a mera passagem ao Hades, mas sim seu esquecimento, ocorre colher a ocasião para lembrar suas trajetórias, aprofundar suas ideias, reler seus livros e suas obras, que decisivamente fizeram parte da vida cultural e política de um longo percurso e codificação – mas também de crises – das duas disciplinas.










Ackerman nasceu em San Francisco em 1919, começando seu percurso na História da Arte e da Arquitetura em Yale e na New York University, com Henri Focillon, Erwin Panofsky e Richard Krautheimer.

Seu fascínio pela Itália, ao servir o Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, levou-o mais tarde a ser um grande especialista e a publicar trabalhos de muito relevo em Teoria da Arte e Arquitetura do Renascimento, abrindo novos horizontes ao estudar sobre Michelangelo e depois sobre Palladio, em seu livro publicado em 1966.

Foi membro da Royal Academy of Arts, do Centro Internacional de Estudos Arquitetônicos de Vicenza, do Ateneo Veneto e da Accademia di San Luca em Roma. Foi professor Honoris Causa do IUAV di Venezia e Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana.

Leonardo Benevolo nasceu em 1923 em Orta, na província de Novara, passando a viver em Roma no início dos anos quarenta.

As suas experiências como historiador ou como arquiteto e urbanista formam um espectro que se estende por toda a segunda metade do século XX.
Seus livros sobre a história da cidade, dentre os quais o famoso “As origens do Urbanismo Moderno”, são manuais indispensáveis para qualquer pessoa envolvida nessas disciplinas.

Em recente entrevista ele afirmou: "Meu trabalho é arquitetura", acrescentando que a arquitetura pode ser feita de várias maneiras: através da concepção de edifícios, desenho de planos, ensino, colaborando na elaboração de leis, escrevendo livros.

Seu trabalho com planos urbanísticos encontram-se principalmente em Brescia, mas também pode ser encontrado em Urbino, Palermo e em outras cidades.

A sua atividade acadêmica começa como assistente di Storia dell’architettura na Università di Roma, de 1947 a 1955. Tornando-se depois professor de Storia dell’architettura na Università di Roma, Firenze, Venezia e Palermo, durante o período de 1955 a 1977; foi visiting lecturer nas universidades de Yale (New Haven) em 1969 e 1970, na Columbia (New York) em 1982, Caracas (Venezuela) em 1968 e 1972, Teheran em 1971, Rio de Janeiro em 1980 e Hosei (Tokyo) em 1986; atuando também como professor de Storia del territorio na Accademia di architettura dell’università della Svizzera Italiana de 1996 a 2003.

Apesar de grande parte do conjunto da obra ter sido pouco traduzido para o português, os escritos de ambos os mestres são conhecidos e fazem parte da bibliografia clássica dos currículos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

Adalberto da Silva Retto Júnior atua como Professor na Universidade Estadual Paulista Unesp. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e pelo Departamento de História da Arquitetura e Urbanismo do Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (2003).
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Duas perdas na História da Arquitetura e do Urbanismo”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]