24 de janeiro de 2017

DEFESA CIVIL DE CAJATI ALERTA PARA OS PERIGOS DA TEMPORADA DE CHUVAS

,




DEFESA CIVIL DE CAJATI ALERTA PARA OS PERIGOS DA TEMPORADA DE CHUVAS


Durante os meses mais quentes do ano, são bastante comuns os dias de chuvas fortes. Por causa disso, os perigos de tempestades, deslizamentos, enchentes e afogamentos são ainda maiores. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) de Cajati chama a atenção para esses perigos e orienta a população para que fique atenta a alguns sinais.









Durante as tempestades, são necessários alguns cuidados especiais. Em casa, afaste-se de aparelhos ligados na rede elétrica, como televisores e geladeiras, e evite falar ao telefone, ao menos que seja sem fio ou celular. Não ligue o chuveiro e afaste-se das janelas e de torneiras e cabos metálicos. Se estiver fora de casa, evite lugares abertos, como campos de futebol, praias ou estacionamentos e abrigue-se em locais seguros, como edifícios, ou subterrâneos, como o metrô. Não fique em lagos, rios ou piscinas e não empine pipas. Não se abrigue sob postes, árvores, quiosques ou dentro de carros, pois eles são mais suscetíveis aos raios.

Para evitar deslizamentos, que acontecem principalmente em morros, a orientação é que a população fique atenta aos menores sinais de instabilidade no terreno e observe se árvores, postes ou muros estão com alguma inclinação anormal. O surgimento de rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes também é um sinal de que pode haver desníveis. Outro indício importante é a existência de água mais barrenta que o normal. Isso pode ser sinal de que há algum cano com vazamento de água, que esteja infiltrando-se pelo terreno.

“A Defesa Civil também orienta que nunca se construa próximo a barrancos, porque o perigo é enorme. Que plante grama e capim nas encostas do terreno, porque as raízes penetram no solo, evitando que aconteçam desmoronamentos. Mas também devemos evitar o plantio de árvores grandes em áreas instáveis, porque elas acumulam água no solo. Por fim, precisamos evitar também cortes e aterros nas encostas”, alerta Célio de Farias, Coordenador da Defesa Civil de Cajati.

Para se proteger dos riscos das enchentes, as orientações são para ao menor sinal de inundação, o lixo seja retirado de dentro de casa e levado para locais que não correm risco de contaminarem os moradores. Retire animais de estimação e proteja documentos importantes dentro de sacos plásticos e em locais altos. Feche portas, janelas e o registro de entrada de água, e desconecte das tomadas os aparelhos elétricos, para evitar curto-circuito. Evite contato com a água da enchente, pois podem estar contaminadas e provocarem doenças. Depois que a água abaixar, lave e desinfete os móveis e utensílios que tiverem sido molhados.

Para se proteger do risco de afogamentos, não entre em águas sob o efeito de bebidas alcoólicas e nunca finja estar precisando de ajuda. Caso seja necessária a realização de resgate, se a vítima estiver sem respirar, deve auxiliá-la com a “respiração boca-a-boca” e animação cardio-pulmonar, até que ela tenha condições de respirar sem a ajuda externa. Depois disso, a pessoa deve ser deitada de barriga para cima, com a cabeça de lado, para se evitar a aspiração de líquidos.

“Afogamentos podem ocorrer em rios, piscinas, mares e até mesmo na banheira de casa, por isso precisamos estar atentos. Crianças devem ser orientadas sobre o perigo que correm em águas fundas e perigosas”, explica Célio.

O telefone da Defesa Civil, para casos de emergência, é o 199. Em Cajati, a equipe também atende pelo número (13) 3854-3635. E o número dos Bombeiros é o 193.



DEFESA CIVIL DE CAJATI ALERTA PARA OS PERIGOS DA TEMPORADA DE CHUVAS


VOCÊ SABIA?
- Raios são descargas elétricas. Ainda que seja o mais comum, podem ocorrem independentemente de estar ou não chovendo;

- Raios podem cair duas ou mais vezes no mesmo lugar e, normalmente, atingem o objeto mais alto de um determinado local;
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “DEFESA CIVIL DE CAJATI ALERTA PARA OS PERIGOS DA TEMPORADA DE CHUVAS”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]