15 de dezembro de 2016

VII Feira de Economia Solidária e IV Encontro de Arte e Cultura em Cananéia

,
VII Feira de Economia Solidária e IV Encontro de Arte e Cultura em Cananéia

Oficinas, apresentações culturais, shows e produtos solidários de empreendimentos comunitários foram as atrações desse grande encontro.

Texto e fotos por Bárbara de Aquino

Entre os dias nove, dez e 11 de dezembro, a Associação Rede Cananéia promoveu a VII Feira de Economia Solidária e IV Encontro de Arte e Cultura, na Praça Theodolina Gomes (Tiduca), em Cananéia. Foram realizadas oficinas, apresentações culturais, shows e a exposição e venda de produtos solidários de empreendimentos comunitários locais. A organização estima a passagem de mais de 500 pessoas pelo local.

O evento teve sua abertura às 18 horas na sexta-feira (nove) com a apresentação de “O Terço Encantado”, com Rodolfo Vidal, seguido de Roda de Capoeira com o Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim “Filhos de Cananéia”. Com muita poesia, não poderia faltar a presença do Grupo Batucajé e, para fechar a noite, muito samba raiz com  Clave de Samba, de Yasmin Farias.








Com um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. As associações e cooperativas locais ocuparam as tendas da VII Feira de Economia Solidária com seus produtos, desde vestuário, utensílios domésticos, acessórios, bibelôs, aos produtos orgânicos, naturais, provenientes da agrofloresta. Além disso, diversas opções de alimentação e bebidas típicas da região como a cataia e banana.

No segundo dia de encontro as atividades já começaram com muita música e com a juventude da cidade, com a apresentação da Banda Municipal “Maestro João Gonçalves de Araújo”, seguida pela apresentação da Tribo Indígena de Cananéia. A tarde foi repleta de oficinas e atividades culturais, como a Oficina de Abayomis da Associação Grupo Cultural Tiduca e Confecção de Aves da Mata Atlântica em Argila, com Amir Oliveira, além do Grupo Cheiro do Mato e CAF - Cananéia Artes e Fibras. Nessa mesma tarde a Feira de Trocas foi um momento no qual o dinheiro não teve tanta (ou quase nenhuma) importância, rendendo muitas risadas, conversas, troca de objetos, serviços e conhecimentos.

Nada melhor que começar a noite com um fandango caiçara, com o Grupo de Fandango Batido São Gonçalo. O grupo de dança “Hórus” de Cananéia se apresentou com as pequenas dançarinas de Dança do Ventre e também com as alunas das aulas da “melhor idade”. A programação seguiu com o lançamento do livro “Comunidade Negra do Rocio: Resgatando Nossas Raízes Jongueiras” dos jovens da AGC Tiduca, finalizando com uma Roda de Jongo. Os shows da noite foram Dido Modolo, com o lançamento do CD “DOM” e muito forró pé de serra com Nativus da Ilha.

O domingo foi destinado às atividades com as crianças, que puderam de divertir e brincar com o grupo “Giz de Ser” que, através da arte da Contação de Histórias, pode mostrar a importância do verdadeiro ‘brincar’. Recreação, pintura facial e esculturas em bexigas fecharam as atividades com a garotada.


Toda a organização do evento foi realizada pela Associação Rede Cananéia, que agradece a todas as associações, cooperativas e grupos participantes da Feira e do Encontro, ao Departamento Municipal de Obras e Serviços pela logística realizada e demais parceiros, que tornaram possível o evento.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “VII Feira de Economia Solidária e IV Encontro de Arte e Cultura em Cananéia ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]