28 de dezembro de 2016

OFICINA DE PÃES, BOLOS E BOLACHAS CASEIROS ENCERROU AS ATIVIDADES DO SEGUNDO ANO DO PROJETO GERANDO RENDA

,

OFICINA DE PÃES, BOLOS E BOLACHAS CASEIROS ENCERROU AS ATIVIDADES DO SEGUNDO ANO DO PROJETO GERANDO RENDA


OFICINA DE PÃES, BOLOS E BOLACHAS CASEIROS ENCERROU AS ATIVIDADES DO SEGUNDO ANO DO PROJETO GERANDO RENDA, MOTIVANDO CIDADÃOS DA AAPCI

No decorrer do ano de 2016, a AAPCI fez várias parcerias para a realização das oficinas de Transmissão do Saber do Projeto Gerando renda, motivando cidadãos e uma destas parcerias foi com o Programa Escola da família da "Escola Estadual José Muniz Teixeira".

FOI UM GANHO ENORME PARA NOSSA COMUNIDADE – No ano de 2016, o Programa Escola da Família contou com a parceria da AAPCI em duas oficinas, a de “Doces e Compotas” e a de “Pães, bolos e bolachas ” que encerrou no dia 10 de dezembro passado.









“Felizmente a comunidade escolar e o bairro do Rocio são muito participativos. Tanto que a princípio seria apenas uma turma do curso de pães e bolos e devido à grande procura nós tivemos que formar mais uma turma”, explica Daniela Valério, coordenadora do Programa Escola da Família da “EE José Muniz Teixeira”.

O Programa Escola da Família foi criado em agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação e proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes. Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece à comunidade atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor.

OFICINA DE PÃES, BOLOS E BOLACHAS CASEIROS ENCERROU AS ATIVIDADES DO SEGUNDO ANO DO PROJETO GERANDO RENDA

“A parceria com setores da comunidade é muito importante por dois motivos, primeiro porque a escola não conta com muitos recursos financeiros e, segundo, porque a comunidade deve se sentir pertencente a escola, usar os espaços para aprender e ensinar”, fala a coordenadora. “O projeto Gerando renda, motivando cidadãos, foi um ganho enorme para a nossa comunidade, pois nós tivemos a oportunidade de oferecer e proporcionar um aprendizado muito rico em saberes culinários, saber esse que já está sendo aplicado pelas mães da nossa comunidade em suas residências e muitas já estão multiplicando esse saber e gerando renda, como no caso da senhora Clarice Françoso, que já está comercializando os seus produtos todas as quintas-feiras na feira da cidade”, finaliza Daniela Valério.

OFICINA DE PÃES, BOLOS E BOLACHAS CASEIROS ENCERROU AS ATIVIDADES DO SEGUNDO ANO DO PROJETO GERANDO RENDA

ARTESÃ E BOLEIRA –  “Eu amo ser artesã, tanto quanto o ofício de fazer pães e bolos caseiros e desde que eu me tornei associada da AAPCI, os meus trabalhos são expostos e vendidos no Mercado de Artesanato e Cultura, a loja da AAPCI”, explica Magaly Tavares Gato. “Foi através do contato com a Anísia Lourenço, que surgiu o convite e a oportunidade para eu ministrar a oficina de pães e bolos na escola da família “Jose Muniz Teixeira” no bairro do Rocio em Iguape. Para mim foi um desafio, pois eu nunca tinha dado aulas de panificação, embora eu tenha feito vários cursos de gastronomia e panificação pelo SENAR. Mas, mesmo assim eu aceitei o convite e tudo deu muito certo”, fala a ministrante.

UM GOSTINHO DE QUERO MAIS! – A oficina de Pães, Bolos e Bolachas Caseiros terminou no sábado, dia 10 de dezembro, e nas aulas as alunas conheceram a preparação da biomassa da banana verde; E aprenderam a fazer pão doce com biomassa, pão de ervas com biomassa, bolo de fubá com biomassa, torta de frios, rosca estrela doce, pão de mel e pão integral.

“Foram 32 horas/aulas em dois períodos, com um total de 25 alunas muito eficientes e dedicadas no propósito de aprender e depois vender e, consequentemente, gerar uma renda extra para a família.  Muitas alunas testaram as receitas em casa e todas gostaram muito. Eu estou muito feliz com resultado da oficina e estou torcendo que elas levem em frente o intuito de gerar renda. Acho que ficou um gostinho de quero mais! ”, finaliza a boleira.

O projeto Gerando renda, motivando cidadãos, é coordenado e executado pela Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape (AAPCI), sob o patrocínio da Petrobras.

A Petrobras, por meio do PPSA, patrocina 13 projetos sociais do litoral paulista, incluindo o Vale do Ribeira. O investimento é de R$ 3,8 milhões, no período de dois anos, para iniciativas dos municípios de Iguape, Ubatuba, Cananéia, Ilhabela, Peruíbe, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. No estado de São Paulo, a seleção pública contemplou 32 projetos socioambientais de 26 cidades paulistas, somando R$ 9,2 milhões em investimentos.

Comentários
0 Comentários
0 comentários to “OFICINA DE PÃES, BOLOS E BOLACHAS CASEIROS ENCERROU AS ATIVIDADES DO SEGUNDO ANO DO PROJETO GERANDO RENDA”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]