3 de dezembro de 2016

Governador Alckmin envia projeto que busca regularizar imóveis no Vale do Ribeira

,


Governador Alckmin envia projeto que busca regularizar imóveis no Vale do Ribeira

Governador Alckmin envia projeto de lei à Assembleia que busca regularizar áreas no Vale do Ribeira, Alto Vale e Pontal do Paranapanema

Governador Alckmin envia projeto que busca regularizar imóveis no Vale do Ribeira

O governador Geraldo Alckmin encaminhou nesta sexta-feira (02/12/2016) dois projetos de lei à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ambos tratam da regularização fundiária de imóveis rurais nas regiões do Vale do Ribeira, Alto Vale e Pontal do Paranapanema. Desde 2015 o Estado, por meio da Fundação Itesp, trabalha com uma proposta que busca facilitar a regularização de posse em terras devolutas, ou presumivelmente áreas a serem devolvidas, nas Regiões Administrativas de Registro e de Itapeva (Vale do Ribeira e Alto Vale).








"A terceira boa notícia do dia é um projeto de lei para o Vale do Ribeira e Alto do Ribeira, que busca a regularização rural de até quatro módulos, 64 hectares e que não se paga nada pela regularização, e, acima disso, paga 10% do valor da propriedade", disse Alckmin.


Segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a maior parte da população do Vale do Ribeira e Alto Vale vive na zona rural, porém os agricultores dessas regiões são os que menos recebem créditos rurais. Para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico é necessária a regularização das terras. Sem o registro imobiliário, o produtor fica impedido de acessar linhas de financiamentos fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar.


O projeto de lei é baseado na Lei nº 14.750/2012, que vai regularizar áreas de até 15 módulos fiscais na 10ª Região Administrativa do Estado, incluído o Pontal do Paranapanema. Desde a edição do Decreto nº 59.111/2013, 72 interessados deram entrada no Itesp com pedido de regularização das propriedades. Juntas, essas áreas ultrapassam 18,7 mil hectares e desses, 20 tiveram seus imóveis regularizados.


A regularização, por meio da Lei 14.750, ocorre com o pagamento de 10% sobre o valor da terra nua (sem as benfeitorias), calculado com base no preço médio por hectare, de acordo com a tabela oficial do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O recurso obtido é empregado no Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Pontal (Fundespar), que visa o financiamento e investimento em programas e projetos para a modernização das atividades produtivas na região, incluídas as áreas de assentamentos estaduais, além da contribuição com recursos técnicos e financeiros para a regularização fundiária da região, entre outras aplicações.


Caso o projeto de lei do Vale do Ribeira e Alto Vale seja aprovado na Assembleia Legislativa, estima-se que até 8.000 mil imóveis rurais ou com características urbanas em zona rural, em 300 mil hectares, poderão ser regularizados. Os recursos arrecadados com a regularização dos imóveis serão destinados a um fundo para aplicação em projetos e infraestrutura nas comunidades remanescentes de quilombos.


Alckmin também encaminhou um projeto de lei à Alesp para propor a alteração do artigo 9º da Lei n° 4.925/1985, que possibilitará regularizar e arrecadar terras devolutas e desonerar o Estado do pagamento das benfeitorias. Com essa alteração, será possível regularizar as áreas devolutas, mediante a contrapartida do interessado em destinar parte da área para implantação de assentamento, desonerando o Estado do pagamento das benfeitorias. A proposta visa a um acordo de "terra por terra".


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Governador Alckmin envia projeto que busca regularizar imóveis no Vale do Ribeira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]