6 de dezembro de 2016

Estudo faz um raio x dos atrativos turísticos do Vale do Ribeira

,
Estudo faz um raio x dos atrativos turísticos do Vale do Ribeira


Proposta é fortalecer o turismo com a estruturação dos circuitos Cavernas, Rota da Cerâmica, Lagamar, Caminhos do Bom Jesus, Águas do Ribeira e Turismo Rural


Estudo faz um raio x dos atrativos turísticos do Vale do Ribeira
Caverna do Diabo em Eldorado-SP

Estruturar e promover circuitos turísticos para fortalecer o turismo no Vale do Ribeira é o objetivo de um amplo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Senac e a Câmara Técnica de Turismo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal (Codivar), com participação de representantes de secretarias municipais de turismo, do Sebrae e da rede hoteleira.









Cavernas, Rota da Cerâmica, Lagamar, Caminhos do Bom Jesus, Águas do Ribeira e Turismo Rural são os circuitos sob avaliação técnica do grupo, que utiliza metodologia concebida pelo Senac para classificar e organizar os atrativos turísticos. Cada circuito compreende um conjunto de municípios e pressupõe integração e cooperação, possibilitando alternativas de desenvolvimento também a cidades que, sozinhas, não reúnem as condições necessárias para receber o turista.

Estudo faz um raio x dos atrativos turísticos do Vale do Ribeira
Bom Jesus de Iguape 

“O turismo representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e corresponde a 6,12% do total dos postos de trabalho do país”, salienta Jorge Carlos Silveira Duarte, coordenador da área de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo, que representa a instituição no grupo de trabalho, junto com Paulo Rezende, gerente da unidade Registro-SP.


Rio Ribeira de Iguape
Rio Ribeira de Iguape 
“Para que o turismo seja efetivamente uma atividade econômica geradora de emprego e renda, é preciso identificar, avaliar e sistematizar os atrativos existentes, verificar o que eles têm a oferecer, quais as suas deficiências e o que precisam para se consolidar como circuitos turísticos. Com isso em mãos, é possível solicitar apoio à iniciativa privada e ao poder público para as melhorias necessárias”, explica Paulo.

Cachoeira Queda do Meus Deus em Eldorado-SP
Cachoeira Queda do Meus Deus em Eldorado-SP (Créditos Luiz Momisso)


O grupo iniciou o trabalho pela análise dos circuitos Cavernas, Cerâmica, Caminhos do Bom Jesus e Lagamar, em reuniões realizadas em Iporanga e Ilha Comprida. Novos encontros estão previstos para os próximos meses. Os atrativos turísticos identificados são avaliados e recebem notas quanto ao interesse que podem despertar no turista (potencial), o grau de uso (volume e fluxo turístico), a representatividade (raridade), o interesse particular ou público para o desenvolvimento do turismo no local, o estado de conservação da paisagem, a infraestrutura disponível, e a existência - e condições de uso - das vias de acesso.

Fundamental para o planejamento e a gestão da atividade, esse trabalho é articulado pelo Programa de Regionalização e Desenvolvimento do Turismo do Senac São Paulo, que tem a proposta de capacitar e assessorar municípios identificados geograficamente ou por segmentação turística a elaborar planos diretores regionais de turismo.



Serviço
Senac Registro
Endereço: 
Rua Teiti Koki, 105 - Vila Flórida - Registro/SP
Telefone: (13) 3828-1300


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Estudo faz um raio x dos atrativos turísticos do Vale do Ribeira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]