7 de dezembro de 2016

Escola da Família de Cananéia realiza Virada Inclusiva

,
Escola da Família de Cananéia realiza Virada Inclusiva

A ação foi desenvolvida pelo Programa das Escolas Yolanda e Bairro Cubatão

        O PEF – Programa Escola da Família das Escolas Estaduais “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva” e “Bairro Cubatão”, ambas da cidade de Cananéia, DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, realizou no último sábado, três de dezembro, das 13h às 16h30, na Escola Yolanda, a Virada Inclusiva, uma ação que tem como princípio oferecer mais visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, com a presença de 135 pessoas que participaram de diversas atividades inclusivas, de valorização à pessoa portadora de deficiência e de compreensão das dificuldades enfrentadas pelos deficientes na sociedade em que estamos inseridos.








        Entre as atividades desenvolvidas pode-se destacar, a partir das 13h, o acolhimento com a realização de um alongamento inclusivo, sob a supervisão da ex-educadora universitária, atual educadora voluntária do PEF Yolanda e fisioterapeuta Drª. Liane Borlin Barbosa, seguido da apresentação emocionante e motivadora da Bandinha dos alunos da APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, sob a orientação dos educadores da instituição Danielle Aguiar de Almeida e Gleison Bispo dos Santos. 

Escola da Família de Cananéia realiza Virada Inclusiva
Às 13h30 a ação continuou com aferição de Pressão Arterial e Glicemia na tenda da ESF – Estratégia Saúde da Família, sob a supervisão das equipes do Centro e Carijó, contando com a enfermeira Fernanda Matsunaga (ESF II Carijó), técnica de enfermagem Adriana Ribeiro (ESF II Carijó) e da agente de Saúde Sueli Barreto (ESF I Centro); com atividades de informação sobre o tema na tenda do CRAS – Centro e Referência em Assistência Social, pintura em tecido e em azulejo e oficina de desenho temática, sob a orientação de Edina Aparecida Alves e Mônica Viegas (ambas do CRAS de Cananéia), da psicóloga da equipe do CRAS volante Drª. Isley Aparecida Padilha, do educador voluntário do PEF Yolanda e portador de paralisia cerebral Helington Torres, da educadora universitária da Escola Bairro Cubatão Michelly Mathais e da vice-diretora do PEF do Bairro Cubatão Janaina de Cássia Oliveira; com oficinas e jogos de LIBRAS, sob a orientação da ex-educadora universitária do PEF Yolanda, atual educadora voluntário do PEF Bairro Cubatão e deficiente auditiva Bárbara Grosso. Do Cantinho da Leitura adaptado, com livros em braile, orientação de utilização de reglete, alfabeto em Libras, etc., e Brinquedoteca sob a orientação dos educadores voluntários do PEF Yolanda.  

Escola da Família de Cananéia realiza Virada Inclusiva

A Sala Sensorial com atividades de aguçamento dos sentidos do tato, audição e olfato, com privação da visão, ficou sob a orientação da vice-diretora do PEF da Escola Yolanda Elaine Marques dos Santos, da educadora universitária do PEF Yolanda Andréia Ribeiro Viotti e das educadoras voluntárias do PEF Yolanda Júlia dos Santos Mateus (portadora de nanismo), Thamar Alves Shimodaira, Drª. Liane, Drª. Isley e professora Elaine. 

A partir das 15h foram iniciadas as atividades desportivas com o Circuito da Confiança (onde a pessoa com vendas era orientada por um guia para passar por obstáculos), aplicado pela Drª. Liane e professora Elaine, seguido do Vôlei Sentado Inclusivo, sob a orientação da educadora universitária de Educação Física do PEF Yolanda Caroline Felsinger, educador da APAE Gleison, Drª. Liane e professora Elaine e do Vôlei Adaptado sob a entusiasmada orientação do ex-educador universitário, atual educador voluntário do PEF Yolanda, educador físico e neuropsicopedagogo João Ricardo Teixeira Ferreira, com o apoio da ex-educadora universitária, atual educadora voluntária do PEF Yolanda e neuropsicopedagoga Márcia Mammana Ferreira, do educador voluntário Helington, da educadora voluntária Maximina Rosa Gouveia, da educadora da APAE Danielle e das funcionárias do CRAS Edina e Mônica. Ao final, às 16h, foi realizada a apresentação do Coral do PEF Bairro  Cubatão, sob a regência da vice-diretora do PEF Janaína, com a participação de alunos com baixa visão e com a tradução simultânea de um Coral em LIBRAS sob a regência da educadora voluntária Bárbara.

        A ação contou, ainda, com a presença do presidente da APAE de Cananéia e do COMDEFI – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência José Paulo Santiago e Silva, do presidente da Casa do Idoso e vice-presidente do COMDEFI José Benito Ouviña Leiro, além de demais conselheiros como a Drª. Isley e professora Elaine.

        Segundo a Drª. Liane o evento foi um sucesso “foi o evento mais carinhosos e mais cheio de amor que realizamos até hoje na Escola”, comenta.

        O nosso mais que especial agradecimento a todos que colaboraram como o Departamento Municipal de Saúde de Cananéia, Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Cananéia, COMDEFI, APAE, parceiros e demais voluntários presentes. Vocês são mais que especiais!!!!

        
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Escola da Família de Cananéia realiza Virada Inclusiva”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]