13 de dezembro de 2016

Demandas da Apuvale são recebidas pelo Secretário da Agricultura de São Paulo

,
Demandas da Apuvale são recebidas pelo Secretário da Agricultura de São Paulo


Na manhã do dia 25 de novembro, a diretoria da Apuvale – Associação dos Produtores de Pupunha do Vale do Ribeira - foi recebida para uma audiência com o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

A audiência foi muito produtiva e o Secretário sinalizou apoio a todas as demandas encaminhando todas elas para as respectivas áreas técnicas, que são mais que urgentes no entendimento da Apuvale, para incrementar a cadeia produtiva do Palmito Pupunha em todo o Vale do Ribeira.  

A atividade é a segunda maior na região, e a que mais cresce entre todas. A liderança agrícola ainda pertence à bananicultura.









A atividade é grande geradora de emprego e renda, em especial aos pequenos agricultores, pela baixa mecanização das lavouras de Palmito Pupunha e pelas características da cultura e o bom momento que atravessa. Ela ainda promove a proteção das florestas de Mata Atlântica, uma vez que desestimula o corte e a produção clandestina da Palmeira Juçara, tão importante para o ecossistema e em vias de extinção.

A Apuvale entende que as instituições ligadas à Secretaria da Agricultura, que já são parceiras em várias atividades, merecem apoio maior além de ter um olhar técnico diferenciado para a cultura, acompanhando tal crescimento. Isso deverá levar ao agricultor e ao agroindustrial situado na região a certeza de que o estado trabalha de olho no mercado e em todas as possibilidades de crescimento ligadas à atividade, que são muitas.

Apoio para o incremento de novas técnicas de cultivo, treinamento dos profissionais envolvidos a campo e acadêmicos, são algumas das demandas apresentadas. Desenvolvimento de novos produtos e embalagens, pesquisa com dados estatísticos e regularização de produtos fitossanitários também foi tema da conversa com o Secretário e sua equipe.

“Entendemos que a velocidade das instituições e da pesquisa deve acompanhar a de mercado, sob pena da cadeia produtiva ficar aquém do consumo crescente. O crescimento da atividade na região do Vale, nos últimos anos está sendo fantástico, mesmo em tempos de crise”, esclareceu o diretor da Apuvale, Claudio Alvarenga de Melo.

O Secretário Arnaldo Jardim, que acompanha de perto outras cadeias produtivas, entendeu o momento por que passa a atividade de plantio e beneficiamento do Palmito Pupunha na região, e prometeu providências para o atendimento das demandas apresentadas e o consequente desenvolvimento regional, uma vez que a agricultura é muito importante para a renda da população dos municípios do Vale do Ribeira.


“O Vale do Ribeira tornou-se, possivelmente, o maior produtor de Palmito Pupunha do país, e esta conquista que é de toda a cadeia produtiva, é nosso orgulho e deve se perpetuar com a concretização destas ações”, completou o Presidente da Apuvale, Claudio de Andrade e Silva.




Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Demandas da Apuvale são recebidas pelo Secretário da Agricultura de São Paulo”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]