1 de dezembro de 2016

CTASP aprova parecer de Lucena em PL que regulamenta a profissão de agente cultural em moda e beleza

,

CTASP aprova parecer de Lucena em PL que regulamenta a profissão de agente cultural em moda e beleza


Nesta quarta-feira (30), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou o parecer de Roberto de Lucena (PV/SP) ao Projeto de Lei 4747/2016, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de agente cultural em moda e beleza. 

O parlamentar paulista é o relator da proposta na CTASP e votou pela aprovação com emendas para aperfeiçoar o texto original.

“Muitos desses profissionais trabalham na informalidade, ou seja, sem os devidos registros exigidos por lei e sem as garantias trabalhistas ou previdenciárias básicas”, afirmou o deputado. O PL também pretende estabelecer uma data nacional comemorativa.









A proposta abarca os profissionais que utilizam métodos, práticas e estudos dos conhecimentos humanos, folclóricos, artísticos e históricos de moda e beleza para promover atividades, individuais ou coletivas, voltadas ao bem-estar, entretenimento, desporto, lazer e educação complementar. O objetivo é difundir a cultura local por meio de concursos de moda e beleza, exposições e desfiles, criando espaços para a valorização da comunidade. As atividades desenvolvidas pelos agentes culturais fomentam e valorizam o trabalho de outros trabalhadores da arte e da beleza: produtores, cabeleireiros, maquiadores, manicures, esteticistas, coachings e etc.

O deputado explica que o mercado de beleza tem crescido expressivamente ao longo dos anos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2012 o faturamento do setor foi de 34 bilhões de reais. Só de 2005 a 2012, o crescimento foi de 121%. Para Lucena, o PL tem a preocupação de regulamentar e, consequentemente, estimular o exercício da profissão. Segundo ele, o reconhecimento desta profissão estimula o exercício da profissão, diminui o desemprego no Brasil e favorece o crescimento da economia no país.

“Comemoro esta vitória, que foi a aprovação deste relatório ao PL 4747. O segmento da beleza é um ambiente extraordinário para geração de emprego e renda, onde temos uma contribuição muito importante para a balança comercial brasileira. É um setor que se mobiliza e se organiza cada vez mais. Parabenizo a todos esses profissionais! Uma categoria formalizada tem os seus direitos garantidos. Todos ganham, o Brasil ganha!”, afirmou Lucena, destacando o empenho do Pró-Beleza dentro do Parlamento para mobilizar os parlamentares em prol da regulamentação. A proposição está sujeita à apreciação conclusiva pelas Comissões. O PL já tramitou na Comissão de Cultura. Após a análise da CTASP, segue para apreciação da CCJC.


Texto e foto: Izys Moreira - Assessoria de Imprensa

Comentários
0 Comentários
0 comentários to “CTASP aprova parecer de Lucena em PL que regulamenta a profissão de agente cultural em moda e beleza”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]