12 de dezembro de 2016

Alunos do 2º ano da ETEC de Iguape são os vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã

,


Alunos do 2º ano da ETEC de Iguape são os vencedores  do Prêmio Respostas para o Amanhã
Professor Paulo Bezerra com alunos do projeto vencedor

ONG NPC Fauna, também de Iguape, deu apoio técnico ao projeto vencedor

        O fim de ano de 2016 para os estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, da ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros de Iguape/SP terá um significado a mais em suas lembranças, eles foram os Grandes Vencedores Nacionais da terceira edição do “Prêmio Respostas Para o Amanhã”, da Samsung. Coordenados pelo Professor da ETEC Paulo Bezerra, e que também preside a ONG NPC Fauna – Núcleo de Pesquisa e Conservação da Fauna e Flora Silvestre, os alunos desenvolveram projeto de cultivo de palmito junto à aldeia indígena Guarani Itapuã, no distrito de Icapara.   







        O prêmio “Respostas Para o Amanhã” está em sua terceira edição e os alunos da ETEC de Iguape já haviam ficado entre os cinco finalistas em 2015, quando a escola também foi premiada com menção honrosa, com o projeto de produção de pescados e hidroponia. Este ano o concurso teve a participação de 2.100 escolas do Brasil inteiro e a Escola Técnica de Iguape foi a campeã. “Só participam alunos e professores da rede pública que são estimulados a utilizarem conceitos das Ciências da Natureza e da Matemática para encontrar soluções para problemas reais das comunidades onde suas escolas estão instaladas”, ressaltou Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina que veio a Iguape no dia 08/12, para a entrega de 26 Notebooks para os alunos vencedores.

Alunos do 2º ano da ETEC de Iguape são os vencedores  do Prêmio Respostas para o Amanhã
Aluna Rayane Rodrigues plantando palmito

O projeto vencedor, criado pelos alunos da ETEC Agrícola, visa gerar renda para a comunidade indígena da aldeia Itapuã-Tupi Guarany, localizada no Distrito de Icapara, em Iguape, a partir do cultivo e da comercialização de palmitos pupunha e juçara. Além disso, o cultivo das palmeiras vai neutralizar o grande impacto causado pela extração de palmito nas matas locais, uma das fontes de renda da aldeia. “Só tínhamos palmito na mata local para mais um ano. É um trabalho perigoso também, pois cada vez temos que ir mais mata adentro. Agora com o cultivo das palmeiras aqui mesmo na aldeia tudo vai ficar mais fácil e vamos preservar nossa reserva”, destacou Ademir Wera Poty Venite Guarani, um dos líderes da comunidade.
Alunos do 2º ano da ETEC de Iguape são os vencedores  do Prêmio Respostas para o Amanhã
Alunos vencedores do projeto ganharam notebook 
       
Denominada “Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã-Tupi Guarany em Iguape”, o projeto foi idealizado pelo professor Paulo Bezerra. “A proposta é realizar o manejo sustentável dos palmitos como meio de subsistência dos índios, além de preservar as áreas desmatadas da aldeia. Não é o primeiro projeto que realizamos por lá e em outras comunidades tradicionais da região. A criação de peixes em tanques com eletrificação por painéis solares também está na aldeia, quilombolas e outras comunidades melhorando a vida das pessoas e contribuindo para o meio ambiente”, salientou Paulo Bezerra.
        Nesta etapa, os 25 vencedores regionais, anunciados anteriormente, foram avaliados pela comissão julgadora, que elegeu os cinco melhores projeto de todo o Brasil, dentre eles o grande vencedor. “Não foi fácil escolher um projeto dentre todos os que se destacaram na fase final do Respostas para o Amanhã. Os participantes que chegaram até aqui são considerados verdadeiros vencedores, pois cumpriram um importante papel de cidadania na comunidade em que estão inseridos”, afirmou Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina.
Terceiro ano de sucesso
        Lançada em maio deste ano e com inscrições encerradas no dia 12 de setembro, a terceira edição do Respostas para o Amanhã, promovido pela Samsung em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), registrou um recorde de engajamento desde a sua criação, em 2014. Mais de 2.100 inscrições foram realizadas em 2016, envolvendo cerca de 37 mil alunos, sob a orientação de aproximadamente 2.600 professores de escolas públicas de todo o Brasil.
“Os projetos sempre despertam bastante entusiasmo. É importante notar o envolvimento dos professores e alunos motivados por uma questão da comunidade”, frisou Maria Amabile Mansutti, coordenadora técnica do Cenpec .
        A sustentabilidade foi pauta comum a todos os projetos para melhorar as respectivas comunidades. Das temáticas mais trabalhadas, 23% das propostas envolveram resíduos sólidos e reciclagem, e 12% o cuidado com a água. Outros temas como saúde, segurança alimentar, energia, reflorestamento e desenvolvimento local também estiveram presentes. Na comparação com a edição de 2015, o aumento foi de 192% no número de projetos e de 270% no total de alunos participantes, assim como uma quantidade 233% maior de escolas públicas completaram os cadastros para a terceira edição do prêmio.
A Samsung conta ainda com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros parceiros regionais e locais para dar espaço a esses projetos. 
Premiação
        Os cinco vencedores nacionais foram contemplados com um notebook para a direção da escola, um para o professor responsável pelo projeto, dois notebooks e uma faixa para a escola, além de medalhas para os alunos e docentes. O grande projeto vencedor foi premiado para cada aluno com um notebook e medalhas. “No ano passado ficamos entre os cinco e não desistimos. Fizemos de tudo para que esse novo projeto fosse um sucesso. Conhecemos os índios, sua cultura e suas dificuldades. Pudemos trocar experiências e conhecimentos. Acho que crescemos todos. E vamos continuar monitorando o projeto até eles fazerem a primeira colheita. Nossa meta é plantar ainda mais 1500 mudas no local. O maior prêmio, sem dúvida, foi essa união entre nós alunos e os índios para melhorar a renda da aldeia e preservar o meio ambiente”, ressaltou a aluna Rayane Rodrigues.
Para ver ao vídeo do Projeto vencedor, acesse: www.respostasparaoamanha.com.br
Sobre a ONG NPC Fauna
O Núcleo de Pesquisa e Conservação da Fauna e Flora Silvestre – NPC, Fundada em 1997, é uma Instituição sem fins lucrativos, composta por técnicos especializados com larga experiência com animais silvestres, que atuam na área de conservação e manejo da fauna cinegética. O NPC elabora e executa trabalhos na área de desenvolvimento tecnológico sendo pioneira no Brasil no desenvolvimento de planos de manejo sustentáveis de fauna cinegética “in situ”, além de desenvolver e aprimorar tecnologias para a reintrodução e manejo de animais silvestres por populações tradicionais.
O NPC tem hoje como prioridade viabilizar o uso sustentável da fauna pelas populações tradicionais da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica, com o objetivo de reduzir o impacto causado por essas populações sobre as espécies silvestres, garantindo também o consumo de proteína animal de forma racional.

Através de seus parceiros O NPC está desenvolvendo atualmente com o INCRA o “Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Fauna dos Assentamentos do Estado do Amazonas”; com o MAPA, desenvolve o “Projeto de capacitação para o Uso Ordenado da Fauna na Região do Baixo Amazonas”; e junto ao MMA, o Projeto “Aproveitamento Energético da Energia Solar pelos Pescadores Artesanais do Vale do Ribeira – SP”. Mais informações acesse www.npcfauna.org.br
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Alunos do 2º ano da ETEC de Iguape são os vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]