24 de novembro de 2016

Judiciário não tem legitimidade para legislar sobre jogos de azar, diz deputado

,


Judiciário não tem legitimidade para legislar sobre jogos de azar, diz deputado


O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) encarou com preocupação o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar se a definição como infração penal da exploração de jogos de azar, constante da Lei das Contravenções Penais (1941), choca-se com preceitos da Constituição de 1988.

Judiciário não tem legitimidade para legislar sobre jogos de azar, diz deputado
Deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP)

“Precisamos pesar os custos sociais e tudo aquilo que está envolvido com este tema. O Parlamento é o ambiente adequado para isso, pois é onde a sociedade, o Ministério Público, a Polícia Federal, a Receita Federal, a OAB têm condições de opinar e debater. O STF não tem legitimidade para legislar. Enquanto no Congresso Nacional precisamos de um quórum qualificado que tornam as decisões mais maduras, o STF delibera com apenas seis juízes”, defende o vice-líder do PV.








Segundo ele, tem havido um exercício recorrente do Judiciário em invadir competências do legislativo. “Temas importantes e estratégicos que muitas vezes não têm consenso no Congresso e não avançam são judicializados e o Judiciário acaba legislando no lugar do Congresso”, observa Lucena.

No dia 13 de dezembro, está confirmada uma Comissão Geral para discutir a liberação dos jogos de azar no Plenário da Câmara. Roberto de Lucena é o autor do requerimento que instituiu a comissão. Para ele, o debate ainda precisa ser esmiuçado e aprofundando. “Não podemos passar por esta temática sem analisar todas as suas consequências”, afirmou o parlamentar.

O objetivo do PL 442 é permitir e disciplinar o funcionamento de modalidades proibidas há 70 anos no Brasil, como cassinos, jogo do bicho, bingos e máquinas caça-níqueis. Roberto de Lucena afirma que a proposta está tramitando numa velocidade fora do comum dentro da Câmara, sem a participação de instituições importantes. “Há uma força tarefa mobilizada no Congresso Nacional servindo a interesses diversos e que avança numa velocidade anormal, buscando a legalização dos jogos de azar, com ouvidos moucos para os argumentos contrários e sem disposição de ouvir a sociedade civil e instituições relevantes, considerando as suas preocupações”.

O parlamentar paulista é contra a medida e apoia o Movimento Brasil Sem Azar, grupo apartidário e suprarreligioso que luta contra a legalização de jogos no país. Lucena já apresentou um Projeto de Lei (PL 5782/16) que proíbe expressamente a jogatina em todo o território nacional. “Precisamos analisar esse assunto com cautela, considerando inclusive o viés econômico, social e empregatício. Há um temor de que essa medida possa incentivar inclusive a lavagem de dinheiro e o crime organizado. Tenho a convicção de que a legalização dos jogos de azar no Brasil representará uma tragédia para o nosso país. O jogo vicia, adoece e arruína as pessoas tanto quanto as drogas”.

Texto: Camila Cortez – Assessoria de Imprensa
Foto: Leonardo Prado/ SECOM CD


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Judiciário não tem legitimidade para legislar sobre jogos de azar, diz deputado”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]