30 de novembro de 2016

Integrantes da melhor idade da Ilha têm aulas de ciclismo e muitos realizam o sonho de andar de bike

,


Integrantes da melhor idade da Ilha têm aulas de  ciclismo e muitos realizam o sonho de andar de bike


Ilha Comprida- Único no Vale do Ribeira e o segundo no Estado de São Paulo, o Projeto de aulas ciclismo para a melhor idade em Ilha Comprida recebeu na segunda 28/11 cinco bicicletas dobráveis. 

Integrantes da melhor idade da Ilha têm aulas de  ciclismo e muitos realizam o sonho de andar de bike

O professor orientador Everton Ribeiro dividiu a turma em cinco grupos para  a montagem das bikes. Em sua 11ª aula, o projeto ganhou ampla aceitação da terceira idade e possibilitou, inclusive, a realização do sonho do primeiro pedal.









Propostas pelo prefeito Décio Ventura e pela primeira dama Mara Ventura, que também é ciclista, as aulas para a terceira idade tiveram como inspiração o sucesso do projeto GO!BIKE, com aulas ciclismo para incentivar a prática do esporte no município. O orientador Everton aceitou o desafio, adaptou as aulas para essa faixa etária e a ampla aceitação o tem surpreendido e despertado o interesse de colegas de outras cidades. O projeto começou com uma palestra motivacional na sede do CCMI.

Ele diz que conseguiu mostrar que a bicicleta é para todas as idades e que seria uma ferramenta importante para eles. A partir daí dois públicos diferentes foram identificados: os que sabiam e os que não sabiam pedalar. Para os que sabiam pedalar o trabalho está sendo feito com correções de postura, condicionamento, ajustes da bicicleta, troca de marchas, formas corretas de utilizar a bike e utilização dos equipamentos de segurança. O desafio maior é com o grupo que não sabe pedalar, pois requer uma atenção diferenciada e metodologia de ensino especial. A evolução tem sido satisfatória. “Eles estão mais confiantes e conscientes dos benefícios. Alguns já passaram a integrar e acompanhar os pedais noturnos do GO!BIKE”, comemora Everton.

Para o orientador, o melhor de tudo foi a aceitação deles em relação ao projeto e a vontade de querer aprender: “ Isso faz toda a diferença e só enriquece o meu trabalho. A nossa expectativa é ensinar cada vez mais pessoas a pedalar. Atingir o ideal de um projeto na sua totalidade é difícil, mas a vontade vem deles e os resultados que já temos é sensacional”, afirmou.

O sonho do primeiro pedal - A bicicleta dobrável – muito utilizada em grandes centros - entra nesse processo por facilitar o ensino. O ajuste de banco e guidão é feito de acordo com o biotipo de cada um. Para Maria Regina Pereira de Souza, 65 anos, pedalar era um sonho. “Sempre quis aprender e agora tive essa oportunidade. Com apoio do meu marido, após as aulas, passei a pedalar num triciclo e agora já pedalo em duas rodas. Arrisco sozinha dar voltas no quarteirão onde moro e incentivo a todos, pois assim como eu consegui,  que tem o mesmo sonho que eu, vai conseguir”.

Já a Leila Maria Pontes Lino, 59, tem experiência sobre duas rodas. Ciclista e motoqueira considera a Ilha Comprida excelente para a prática do esporte por ser um lugar plano. Para ela, o projeto ampliou o horizonte na sua capacidade física e emocional. Ex-fumante, as aulas a tiraram da ociosidade e do quadro de depressão. Ela é uma das ciclistas do projeto que já participam dos pedais noturnos do GO!BIKE: “Estou muito feliz, fomos muito bem recebidos por eles e pedalar em grupo tem sido renovador”.

José César Barbosa, 62, e Cibele Scachetti, 59, compartilham da mesma opinião. Ele já pedalava, mas com as orientações técnicas do professor, as dores nos joelhos não o incomodam mais. “Agora sim, me considero um ciclista quase perfeito”. Cibele também destacou o companheirismo dos GO!BIKES, a paciência e o respeito deles com a melhor idade. Sobre as orientações técnicas, para ela que também já pedalava, foi importante saber como se equilibrar e utilizar a bike em solo arenoso e como pedalar num pelotão tão grande, respeitando as regras de trânsito.

Aulas - As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, as 15h30, na sede do CCMI e tem duração de 1h40. O projeto é uma extensão do GO!BIKE. O critério é: cansou, passa para o colega enquanto descansa. O grupo que já sabe pedalar sai para fazer circuitos pela cidade e o grupo de aprendizes fica no entorno da sede para receber as orientações práticas com segurança, do professor e do seu auxiliar  Jhony Gonçalves, até conseguirem ganhar cada vez mais distâncias.



Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Integrantes da melhor idade da Ilha têm aulas de ciclismo e muitos realizam o sonho de andar de bike ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]