30 de novembro de 2016

Integrantes da melhor idade da Ilha têm aulas de ciclismo e muitos realizam o sonho de andar de bike

,
Integrantes da melhor idade da Ilha têm aulas de  ciclismo e muitos realizam o sonho de andar de bike


Ilha Comprida- Único no Vale do Ribeira e o segundo no Estado de São Paulo, o Projeto de aulas ciclismo para a melhor idade em Ilha Comprida recebeu na segunda 28/11 cinco bicicletas dobráveis. 

Integrantes da melhor idade da Ilha têm aulas de  ciclismo e muitos realizam o sonho de andar de bike

O professor orientador Everton Ribeiro dividiu a turma em cinco grupos para  a montagem das bikes. Em sua 11ª aula, o projeto ganhou ampla aceitação da terceira idade e possibilitou, inclusive, a realização do sonho do primeiro pedal.









Propostas pelo prefeito Décio Ventura e pela primeira dama Mara Ventura, que também é ciclista, as aulas para a terceira idade tiveram como inspiração o sucesso do projeto GO!BIKE, com aulas ciclismo para incentivar a prática do esporte no município. O orientador Everton aceitou o desafio, adaptou as aulas para essa faixa etária e a ampla aceitação o tem surpreendido e despertado o interesse de colegas de outras cidades. O projeto começou com uma palestra motivacional na sede do CCMI.

Ele diz que conseguiu mostrar que a bicicleta é para todas as idades e que seria uma ferramenta importante para eles. A partir daí dois públicos diferentes foram identificados: os que sabiam e os que não sabiam pedalar. Para os que sabiam pedalar o trabalho está sendo feito com correções de postura, condicionamento, ajustes da bicicleta, troca de marchas, formas corretas de utilizar a bike e utilização dos equipamentos de segurança. O desafio maior é com o grupo que não sabe pedalar, pois requer uma atenção diferenciada e metodologia de ensino especial. A evolução tem sido satisfatória. “Eles estão mais confiantes e conscientes dos benefícios. Alguns já passaram a integrar e acompanhar os pedais noturnos do GO!BIKE”, comemora Everton.

Para o orientador, o melhor de tudo foi a aceitação deles em relação ao projeto e a vontade de querer aprender: “ Isso faz toda a diferença e só enriquece o meu trabalho. A nossa expectativa é ensinar cada vez mais pessoas a pedalar. Atingir o ideal de um projeto na sua totalidade é difícil, mas a vontade vem deles e os resultados que já temos é sensacional”, afirmou.

O sonho do primeiro pedal - A bicicleta dobrável – muito utilizada em grandes centros - entra nesse processo por facilitar o ensino. O ajuste de banco e guidão é feito de acordo com o biotipo de cada um. Para Maria Regina Pereira de Souza, 65 anos, pedalar era um sonho. “Sempre quis aprender e agora tive essa oportunidade. Com apoio do meu marido, após as aulas, passei a pedalar num triciclo e agora já pedalo em duas rodas. Arrisco sozinha dar voltas no quarteirão onde moro e incentivo a todos, pois assim como eu consegui,  que tem o mesmo sonho que eu, vai conseguir”.

Já a Leila Maria Pontes Lino, 59, tem experiência sobre duas rodas. Ciclista e motoqueira considera a Ilha Comprida excelente para a prática do esporte por ser um lugar plano. Para ela, o projeto ampliou o horizonte na sua capacidade física e emocional. Ex-fumante, as aulas a tiraram da ociosidade e do quadro de depressão. Ela é uma das ciclistas do projeto que já participam dos pedais noturnos do GO!BIKE: “Estou muito feliz, fomos muito bem recebidos por eles e pedalar em grupo tem sido renovador”.

José César Barbosa, 62, e Cibele Scachetti, 59, compartilham da mesma opinião. Ele já pedalava, mas com as orientações técnicas do professor, as dores nos joelhos não o incomodam mais. “Agora sim, me considero um ciclista quase perfeito”. Cibele também destacou o companheirismo dos GO!BIKES, a paciência e o respeito deles com a melhor idade. Sobre as orientações técnicas, para ela que também já pedalava, foi importante saber como se equilibrar e utilizar a bike em solo arenoso e como pedalar num pelotão tão grande, respeitando as regras de trânsito.

Aulas - As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, as 15h30, na sede do CCMI e tem duração de 1h40. O projeto é uma extensão do GO!BIKE. O critério é: cansou, passa para o colega enquanto descansa. O grupo que já sabe pedalar sai para fazer circuitos pela cidade e o grupo de aprendizes fica no entorno da sede para receber as orientações práticas com segurança, do professor e do seu auxiliar  Jhony Gonçalves, até conseguirem ganhar cada vez mais distâncias.



Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Integrantes da melhor idade da Ilha têm aulas de ciclismo e muitos realizam o sonho de andar de bike ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]